Rio Grande do Sul

Coluna

A juventude cubana e a Brigada Médica Henry Reeve

Imagem de perfil do Colunistaesd
Mais de 28 mil estudantes da área da saúde participaram ativamente da pesquisa diária quanto aos contaminados pela doença em Cuba - Divulgação
Quando falamos na juventude cubana estamos falando em entusiasmo, alegria, compromisso com seu país

No último dia 12, se comemorou o Dia Internacional da Juventude e a juventude cubana foi protagonista neste ano no combate à covid-19.

Quando falamos na juventude cubana estamos falando em entusiasmo, alegria, coragem, determinação, compromisso com seu país e a Revolução. Por isso, em meio à difícil condição sanitária mundial, as mais novas gerações estão travando sua batalha contra a covid-19.

Mais de 28 mil estudantes da área da saúde participaram ativamente da pesquisa diária quanto aos contaminados pela doença em Cuba.

Os futuros médicos e médicas, devidamente protegidos, vão de casa em casa, em todas as cidades do país perguntando se alguém tem febre ou algum outro sintoma suspeito do novo coronavírus. Mapear e isolar os pacientes que contagiam sem apresentar sintomas e buscar os possíveis doentes são algumas das medidas que Cuba busca para mudar favoravelmente o rumo da pandemia.

Os estudantes realizam a pesquisa de segunda a domingo e explicam à população as medidas sanitárias e a necessidade de se manterem informados pelos canais oficiais do sistema cubano de saúde.

Os jovens profissionais da saúde também estiveram presentes em outros países, junto às Brigadas Médicas Henry Reeve, para ajudar outros povos no combate à pandemia.

A juventude está presente ainda em outras tarefas imprescindíveis; nos meios de comunicação garantindo a circulação dos jornais e as transmissões de rádio e tv. Bem como, os serviços de transporte, agricultura, construção e outros importantes setores. Esses jovens enfrentam o desafio, para que os mais velhos possam trabalhar em casa e não arriscarem sua saúde.

A Revolução sempre confiou na juventude, a continuação da construção de uma Cuba melhor.

Apoie a indicação ao Prêmio Nobel da Paz a Brigada Médica Henry Reeve, assine a petição na página.

Edição: Katia Marko