Rio Grande do Sul

Santa Maria

Feicoop terá edição especial pela internet

Organizadores projetam Jornada de Economia Solidária em dezembro, com seminários, palestras e oficinas virtuais

Brasil de Fato | Santa Maria (RS) |
Organizadores reuniram-se local e virtualmente para tomar as decisões de mudança no formato das atividades - Divulgação/Feicoop

A Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria/RS, terá uma edição especial este ano. O evento está confirmado para ocorrer entre os dias 10 e 13 de dezembro, porém a grande maioria das atividades não será realizada de forma presencial. A Feira será marcada por uma Jornada de Economia Solidária, com seminários, palestras e oficinas transmitidas pela internet.

A decisão de cancelar a grande feira com exposição de produtos da Economia Solidária e da Agricultura Familiar, que reúne todos os anos mais de mil expositores, foi tomada na sexta-feira (14) a partir de reuniões presenciais e virtuais entre os organizadores - Projeto Esperança/Cooesperança, Banco da Esperança, Arquidiocese de Santa Maria, Cáritas Brasileira, Cáritas Regional Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Prefeitura Municipal de Santa Maria - e o Ministério da Cidadania.

Para o arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, a decisão tomada foi a melhor possível diante do contexto da pandemia da covid-19.

"Dentro dessa realidade se mantém o objetivo e o entusiasmo. Todos vão participar. A ideia como foi posta hoje será fortalecida e trabalhada pelo cooperativismo. Vamos criar algo novo ao invés de parar com a Feira neste ano tão delicado", avalia Dom Hélio.

A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, lembra que a Feicoop é uma feira aprendente e ensinante, necessitando estar sintonizada com a nova realidade enfrentada pela Economia Solidária.

"Será uma edição especial com um formato diferente para não deixar passar essa história sem virar a página. Estamos nos cuidando e cuidando dos outros. Queremos, com muita responsabilidade, ter o cuidado para que nenhuma pessoa seja infectada pelo coronavírus", afirma irmã Lourdes.

Logo, a 27ª edição da Feira, que seria realizada este ano, será transferida para 2021. Já a programação da Edição Especial que ocorrerá em dezembro será construída nas próximas semanas pelas entidades que organizam a Feicoop.

Feirão Colonial

A pandemia não paralisou as atividades dos grupos de agricultores e artesãos de Santa Maria e região. O Feirão Regional, que ocorre todas as manhãs de sábado no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, segue sendo realizado com o cumprimento de todos os protocolos de segurança.

 


Informações

Para saber mais, entre em contato com a irmã Lourdes Dill pelo telefone (55) 3223-0219 ou (55) 996-856-282 (WhatsApp) ou ainda pelo e-mail [email protected]

(*) Jornalista, assessoria de imprensa da Feicoop e Projeto Esperança/Coesperança.

Edição: Marcos Corbari