Pernambuco

CORONAVÍRUS

Em Pernambuco, óbitos por covid-19 seguem caindo; número de novos casos segue elevado

Número de novos casos detectados continua alto, com média de 1 mil por dia nas últimas duas semanas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Estado já chegou a marca de 100 mil recuperados, mas ainda não mas ainda não há tendência em relação a número de novos casos - Andrea Rego Barros/PCR

Na última semana, de 17 a 23 de agosto, a 24ª semana de contágio do novo coronavírus em Pernambuco e 34ª semana epidemiológica no Brasil, o estado apresentou quedas nos índices de novos casos e novas mortes pela covid-19. Enquanto a queda de novos casos ainda não pode ser confirmada como tendência, visto que os números seguem com grandes variações a cada semana, o mesmo não se pode dizer dos números de mortes, que têm caído desde o mês de maio.


Total de casos, óbitos e recuperados da covid-19 em PE / Vinícius Sobreira

Pernambuco identificou 6.182 novos casos de covid-19 no estado na última semana (1.642 a menos que na semana anterior). O número de novos casos diagnosticados é o menor desde o fim de junho, quando o estado detectou 5.994 novos casos. Entre 17 e 24 de agosto, 202 pessoas morreram em decorrência da doença (45 mortes a menos em relação à semana anterior), menor número desde o fim de abril, há quatro meses, quando o estado registrou 199 mortes, ainda na semana epidemiológica 7 de Pernambuco mas naquela semana de abril, haviam sido registrados 2.439 novos casos, 3.700 a menos que na semana passada.


Gráfico com relação entre número de novos casos e mortes por semana em Pernambuco / Vinícius Sobreira

Com os números atualizados nesta segunda-feira (24), o estado chegou a 119 mil 357 diagnósticos de covid-19, o que significa que pelo menos 1,25% da população pernambucana teve contato com o vírus (se levado em consideração um índice de subnotificação de 7 vezes, cerca de 8,7% da população podem ter tido contato com o vírus). Destes, 7.399 morreram devido à doença, um índice de letalidade de 6,2%. Outros 100 mil 664 estão recuperados da doença (84,2% do total de contaminados). E ainda 11.294 pernambucanos (9,6%) seguem com o vírus ativo, em tratamento em casa ou em leitos de enfermaria ou UTI (são menos 1.290 pessoas com vírus ativo em comparação à semana anterior). Pernambuco responde por 3,3% dos casos do Brasil.


Balanço com número de mortes por semana no estado / Vinícius Sobreira

O Brasil registrou, até agora, três milhões 622 mil 861 casos de covid-19, dos quais 115 mil 309 resultaram em morte (letalidade de 3,18%), com confirmação de que pelo menos 1,73% da população teve contato com o vírus (com subnotificação, é possível que 7% tenha tido contato com o novo coronavírus). Na região Nordeste foram diagnosticados 1 milhão 87 mil 595 casos que resultaram em 33.884 mortes (letalidade de 3,12%). Ao menos 1,9% dos nordestinos teve contato com o vírus (mas o número estimado pode chegar a 7,7% da população da região). O Nordeste responde por 30% dos casos do Brasil.

Reabertura

O único avanço de etapa esta semana foi em Petrolina, Salgueiro e região. Os municípios avançaram da “etapa 5” para a “etapa 6” do cronograma de retomada das atividades econômicas, mesma etapa em que estão os demais municípios do Sertão e Agreste pernambucanos. Nesta etapa já é permitido o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, academias de ginástica, feiras e polos comerciais, desde que com horário restrito, 50% da capacidade de clientes e seguindo os demais protocolos sanitários. A região metropolitana do Recife está na “etapa 7”, com restaurantes, bares e shoppings funcionando até 22h.

Deste esta segunda-feira (24) voltaram a ser permitidos os treinos de atletas federados de todas as modalidades esportivas, individuais ou coletivas. São atletas maiores de 12 anos, devidamente registrados nas federações de suas modalidades, como basquete, vôlei, handebol, futsal etc. Ainda não está permitido o retorno das escolinhas esportivas de modalidades coletivas e nem a prática de esportes coletivos por lazer.

Na última semana o secretário estadual de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, também anunciou a liberação de uma linha de crédito para os comerciantes das faixas de areia nas praias do litoral pernambucano. São créditos de até R$3 mil, a serem pagos em até 15 vezes, com até três meses para começar a pagar (carência) e juros de 1,49%. Ele também anunciou a retomada dos atendimentos nas unidades do Expresso Empreendedor em Petrolina, Caruaru, Ipojuca e Recife.

Máscaras

O secretário estadual de Saúde, André Longo, voltou a criticar a falta de uso de máscaras no Recife. “Eu caminho no Parque da Jaqueira e sei que é incômodo caminhar de máscara, mas as pessoas precisam fazer este esforço. É por você e pelo outro. Temos visto muito esse desrespeito no calçadão de Boa Viagem e em parques”, criticou, mencionando ainda a desobediência ao protocolo por parte de clientes nos shoppings centers. Longo ainda fez um apelo à Guarda Municipal do Recife para que ajudem no cumprimento das normas sanitárias. Segundo o secretário, mais de 800 pessoas já foram levadas às delegacias por descumprimento dos decretos sanitários em Pernambuco.

 

Edição: Monyse Ravena