Rio Grande do Sul

FLEXIBILIZAÇÃO

Feiras fixas e velórios de vítimas de covid-19 são liberados em Porto Alegre

Por meio de Decreto, a prefeitura da Capital liberou as atividades a partir desta sexta-feira (28)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Decisão foi tomada após encontros com os representantes do setor - Anselmo Cunha / PMPA

A partir desta sexta-feira (28), está permitido em Porto Alegre a realização de feiras fixas e de velórios de vítimas da covid-19 após o período de transmissibilidade da doença. Publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), nessa quinta-feira (27), o Decreto 20.709  prevê novas regras para o funcionamento das feiras e rituais de despedida. A decisão foi tomada após reuniões com representantes dos setores. 

Com a atualização, feiras de artesanato, antiguidades, artes plásticas e gastronomia, fixas e licenciadas pelo município se juntam às feiras de hortifrutigranjeiros, que seguiram operando durante a pandemia. As feiras poderão funcionar com distanciamento mínimo de cinco metros entre as bancas. Permanece proibido consumo e degustação de alimentos nos locais. 

Em relação aos velórios, a nova regra estabelece que, nos casos de óbitos cuja causa seja atribuída a infecção suspeita ou confirmada pela covid-19, o transporte e disposição do cadáver deverá ser em caixão lacrado. Já a autorização para realização dos ritos funerários usuais para óbitos após o período de transmissibilidade da doença deverá ocorrer mediante declaração de profissional médico da instituição em que ocorreu o falecimento. 

Até a tarde desta sexta-feira, a Capital tem registrado 22.514 casos confirmados de covid-19 e 650 vítimas fatais.

Edição: Marcelo Ferreira