Rio Grande do Sul

Debate Virtual

Live debate Mulheres na Política e Ocupação de Espaços de Poder

Promovida pelo Ponto de Cultura Feminista: Corpo, Arte e Expressão, roda virtual ocorre nesta quarta (2), às 19h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Roda de Conversa Virtual debaterá a ocupação das mulheres em espaços de poder - Divulgação

Ano de eleições exige reflexões como essas, sobre mulheres no poder. Partindo desse pressuposto, o Ponto de Cultura Feminista: Corpo, Arte e Expressão realiza nesta quarta-feira (2), às 19h, a roda de conversa virtual Mulheres na Política e Ocupação de Espaços de Poder. O debate será transmitido pela página no Facebook do projeto.

A mediação ficará por conta da  professora e ativista feminista, Telassim Lewandowski. As debatedoras serão Andressa Duarte, Izabel Belloc e Jordana Henrique. “Somos uma entidade que sempre pautou esse tema e sentimos a necessidade desse debate tão importante, especialmente na atual conjuntura”, comenta Telassim. 

Sobre as debatedoras

Jordana Henriques é cantora e compositora natural de Caçapava do Sul (RS), onde iniciou sua carreira aos oito anos de idade. No entanto, já adolescente na cidade de Santa Maria, foi que amadureceu seu trabalho ingressando no coletivo musical EntreAutores, lançando seu primeiro trabalho autoral solo intitulado “Aquário”, além de formar a banda Pegada Torta, com a qual assina o EP “Epé” (2019). No ano de 2019, Jordana integrou a turma de residência artística do Projeto Concha em Porto Alegre. Financiado pela Natura Musical, foram 8 meses de atividades dedicadas a promover visibilidade e autonomia para mulheres na música. A artista, hoje, com 25 anos, reside em Porto Alegre onde fortalece a sua carreira como compositora com influências da MPB e Soul Music. Realiza, regularmente, shows no Interior e na Capital.

Andressa Duarte é cientista social e mestranda em Ciências Sociais pela UFSM. Tem centrado suas pesquisas no campo da Ciência Política, sobretudo, discorrendo a respeito da participação política de mulheres negras, principalmente as lideranças sindicais da luta por direitos das trabalhadoras domésticas no contexto brasileiro. Para além disso, tem focado seus interesses acadêmicos na construção e repercussão de epistemologias negras e lesbianidade. Andressa é uma das organizadoras do livro Tem Saída? perspectivas LGBTI+ para o Brasil, o qual conta com artigo seu intitulado "Lesbianidade, Invisibilidade e Movimentos Sociais: Uma análise da atual conjuntura política brasileira".

Izabel Belloc é advogada, servidora pública, mestranda em Gênero e Políticas de Igualdade pela FLACSO-Uruguay.
 

Edição: Marcelo Ferreira