Rio Grande do Sul

CORONAVÍRUS

RS tem mais de 131 mil infectados e de 3,5 mil vítimas por covid-19

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, foram confirmados 3.813 novos casos e 42 óbitos nesta quarta-feira (2)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
coronavirus hospital de clínicas porto alegre
Pelo segundo dia consecutivo, Porto Alegre tem recorde de pacientes relacionados à covid-19 internados em UTIs - Silvio Avila/AFP

Com 42 óbitos registrados nas últimas 24 horas no Rio Grande do Sul, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta quarta-feira (2), sobe para 3.543 o número de vítimas por covid-19. O estado também alcançou 131.461 infectados pela doença, com a confirmação de 3.813 novos casos pela SES.

Os óbitos foram registrados nas cidades de Porto Alegre (8), Canoas (2), Esteio (2), Passo Fundo (2), Santo Antônio da Patrulha (2), Sapiranga (2), Vera Cruz (2), Água Santa, Alvorada, Bento Gonçalves, Campo Bom, Caxias do Sul, Dom Feliciano, Dom Feliciano, Gramado, Lajeado, Montenegro, Muçum, Nonoai, Pelotas, Rio Grande, Rio Pardo, Roque Gonzales, São Borja, São Leopoldo, Sarandi, Taquari, Vacaria e Viamão.

Dados da SES continuam sem computar atualização dos casos confirmados na capital gaúcha. Enquanto dados estaduais trazem 14.298 casos de covid-19 em Porto Alegre, o levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde, atualizado até a noite de ontem, aponta 24.683 contaminados pela doença.

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado estava em 76,3%, às 18h de hoje. Já na Capital a ocupação é de 91,47%. Pelo segundo dia consecutivo, Porto Alegre registra recorde de número de pacientes internados com covid-19 ou suspeita da doença, um total de 378 pacientes.

O alto número de pacientes sob cuidados intensivos ocorre no mesmo dia em que o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), permitiu o funcionamento do comércio, restaurantes e shopping centers aos sábados.

Quase 4 milhões de infectados em todo o país

Nesta quarta-feira, conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados 1.184 óbitos e 46.934 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 123,7 mil mortes e 3,99 milhões de infectados pelo novo coronavírus. Os estados com maior índice de infectados são São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected] 

Edição: Marcelo Ferreira