Rio Grande do Sul

Direito à cidade

Seminário “Olhares sobre a Cidade” aborda a temática do Plano Diretor 

Promovido anualmente pelo SAERGS, a 4ª edição debaterá as possibilidades e efeitos do plano para as cidades

Brasil de Fato | Porto Alegre |
“Os olhares do Movimento Popular" será o tema da abertura do Seminário nesta quinta (03), às 19h - Divulgação

O Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) realiza, a partir desta quinta-feira (3), às 19h, a quarta edição do seminário “Olhares sobre a cidade”. O objetivo é fomentar o debate público e a articulação entre os arquitetos e urbanistas e outros atores da cidade - como o movimento popular, a academia, o poder público, as entidades, organizações, coletivos - e a aproximação e interação entre as diferentes perspectivas. Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, a edição será virtual. A transmissão será feita pela página no YouTube da instituição

Reunindo diversos atores da arena das lutas urbanas e dos espaços da institucionalidade, o encontro desse ano buscará explorar as possibilidades do Plano Diretor como indutor de transformações nas cidades, de modo a torná-las mais justas, democráticas e sustentáveis. O SAERGS pretende que este tema se aproxime mais das bases populares e se torne acessível à todos. Para isso definiu a política habitacional e a popularização do planejamento urbano como temas centrais e fios condutores para o debate.

O seminário será composto por debates entre as entidades, palestras online de profissionais da arquitetura e do urbanismo com destacada e reconhecida trajetória nessas questões. Também pela produção – a partir do acúmulo e das diretrizes geradas no debate – de materiais didáticos sobre o planejamento das cidades voltados ao público em geral, para serem empregados em futuras oficinas nos processos de revisão ou elaboração dos planos, instrumentalizando a população para a sua participação. 

E por fim, promoverá o Sarau Virtual do Direito à Cidade, a partir da produção e publicação de vídeos curtos com breves leituras de textos relacionados com o tema do evento. 

A primeira mesa ocorrerá nesta quinta-feira (3), às 19h, e terá como tema “Os olhares do Movimento Popular. Os debates e palestras terão o tempo total de transmissão ao vivo de 1h30, encerrando às 20h30. 

Confira a programação completa: 

Dia 03/09 – Os Olhares do Movimento Popular (Debatedores: Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM), Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB), Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), Central de Movimentos Populares (CMP), Movimento dos Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), Frente Quilombola do RS.)

Dia 10/09 – Plano diretor e a política habitacional (Palestrante: Arq. Nabil Bonduki)

Dia 17/09 – Popularizar o planejamento urbano – Plano Diretor e as periferias (Palestrante: Arq. Tainá de Paula)

Dia 24/09 – A luta institucional (Debatedores: Ministério Público, Defensoria Pública, PROPUR, ATUA POA)

Edição: Marcelo Ferreira