Paraná

PANDEMIA

Após aumento de casos de covid-19, Curitiba volta para bandeira laranja

Cidade viu taxa de contaminação aumentar de 0,7 para 1,4, após prefeitura flexibilizar medidas

Curitiba (PR) |
Taxa de contágio aumentou em Curitiba (PR) - Rodrigo Fonseca/CMC

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, anunciou na tarde desta sexta-feira (04), que Curitiba (PR) voltará a chamada bandeira laranja, com o fechamento e a restrição de algumas atividades econômicas da cidade. No protocolo sanitário desenvolvido pela Secretaria de Saúde (SMS), a cor laranja representa risco moderado de avanço da pandemia. A bandeira volta após mais de 15 dias, vigorar a cor amarela que flexibilizou os horários do comércio e reabriu shoppings, parques e bares. O índice de transmissibilidade também voltou a crescer, passando de 0,76 para 1,14, indicando que 100 pessoas infectadas podem passar para outras 114.

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde nesta sexta-feira (4/9), Curitiba registrou mais 495 casos de covid-19 e 12 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. A capital chega, agora, a 1.051 mortes provocadas pela doença. Durante live no YouTube para apresentar o boletim diário, a secretária Huçulak, destacou que a movimentação da cidade tem preocupado muito a prefeitura, o que provocou a alteração de bandeira. “Balde de água fria para nós, na semana passada houve uma euforia, mas infelizmente o quadro permanece. Em proteção ao cidadão curitibano, precisamos tomar essa medida, mesmo que algumas pessoas fiquem com muita raiva da gente”, disse.

O Protocolo de Responsabilidade Sanitária estabelece que em caso de bandeira laranja, shoppings e galerias comerciais, templos religiosos, academias e espaços esportivos devem fechar. O comércio varejista e as lojas de rua devem funcionar com restrição de horário, e demais atividades como salões de beleza, bares, restaurantes é recomendada a suspensão das atividades. A prefeitura até o fechamento desta matéria, não confirmou quais medidas de fato deverão ser tomadas com o risco moderado na cidade, já que mesmo durante a última vez em que a Curitiba esteve com a vigência da bandeira laranja, o municípip autorizou a reabertura de bares, restaurantes e academias após pressão de entidades destes setores.

Curitiba reabriu antes da hora

Em entrevista para o Brasil de Fato Paraná, no final do mês passado, quando Curitiba anunciava bandeira amarela e o retorno de diversas atividades econômicas, o presidente da Comissão de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Emanuel Maltempi, alertou que apesar dos casos estarem estáveis, não indicava que aquele era um bom momento para flexibilizar novamente as regras sanitárias. “É precipitada a decisão de afirmar que o pior já passou. A lotação de UTIS pode subir mais ainda quando estamos em pleno inverno, o que traz mais outras doenças,” disse. “Casos europeus, mesmo com estabilidade, manteve rígido isolamento até que, de fato, os números começassem a baixar. É preciso mais que uma semana,” afirmou Emanuel. 

Edição: Gabriel Carriconde