Rio Grande do Sul

Direito à Moradia

Lançamento da Campanha Despejo Zero RS será realizada neste sábado (4)

O evento vai ser transmitido na página nacional da Campanha Despejo Zero, a partir das 14h 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Lançamento acontecerá neste sábado (04), a partir das 14h - Divulgação

Em plena pandemia da covid-19, famílias por todo o Brasil estão sendo desalojadas de suas casas, seja por governos, Judiciário ou proprietários. Sem uma lei que proíba, eles seguem acontecendo. São sem teto, locatários, sem-terra e povos tradicionais removidos de suas moradias, muitas vezes com força policial.

Com a intenção de garantir o direito à moradia, foi criada a Campanha Nacional de Despejo Zero, que terá seu lançamento no Rio Grande do Sul, neste sábado, a partir das 14h, na página da Campanha.  

De acordo com o texto divulgado pela Campanha Despejo Zero RS, o Brasil é palco de muitas desigualdades, onde milhões de brasileiros não têm seu direito à moradia respeitado. “Estima-se um déficit habitacional de mais de 7,8 milhões de moradias e mais de 13% da população está desempregada (IBGE 07/2020). Em 2020 estamos sofrendo com avanço de uma pandemia, e mesmo 5 meses depois do início deste processo, o governo Bolsonaro não apresentou alternativas, somente se envolveu em escândalos de corrupção e polêmicas envolvendo o presidente, seus familiares e seus ministros”, ressalta o texto. 

Integrada por movimentos sociais do campo e da cidade, grupos de pesquisas, organizações não governamentais e coletivos de ocupações urbanas, rurais, quilombolas, indígenas, atingidos por barragens e mineração, a Campanha Despejo Zero é uma ação nacional, com apoio internacional. Tem como objetivo a suspensão dos processos de despejos e remoções, independentemente de terem origem na iniciativa privada ou no poder público. Durante a crise causada pelo vírus, ficariam impedidos até mesmo processos respaldados por decisão judicial ou administrativa.

“É preciso registar que historicamente comunidades, movimentos do campo, cidade, populações tradicionais e militantes de diversos segmentos têm se mobilizado e resistido pelo direito a sua moradia e território. Grilheiros e especuladores, muitas vezes aliados aos poderes públicos, têm expulsado comunidades e violado direitos por todo nosso país. A garantia da moradia digna, no campo e na cidade, é fundamental para a manutenção da vida - centro da nossa campanha”, frisa o texto do Despejo Zero RS.

Além dos debates haverá participações artísticas.  

Mais informações na página: https://www.facebook.com/despejozero 

 

Edição: Katia Marko