Rio Grande do Sul

Pandemia avança mais

RS registra 82 óbitos e 3.222 novos infectados pela covid-19

Até o momento o estado tem 3,8 mil vítimas fatais e 147,5 mil casos confirmados, em 489 cidades 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Casos de covid-19 já foram registrados em 98% dos municípios gaúchos - Marcelo Casal Jr | Agência Brasil

Com 82 óbitos registrados nas últimas 24 horas no Rio Grande do Sul, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta quarta-feira (9), sobe para 3.882 o número de vítimas por covid-19. O estado também já registra 147.576 infectados pela doença, em 489 dos 497 municípios, com a confirmação dos 3.222 novos casos pela SES. Dos casos confirmados, 135.617 (92%) são tidos como recuperados. 

A cidade com mais registro de vítimas fatais hoje foi Porto Alegre, com 21 óbitos. As demais foram registradas em Canoas (5), Parobé (5), São Leopoldo (4), Esteio (4), Passo Fundo (3), Guaíba (3), Taquari (3), Caxias do Sul (2), Sapucaia do Sul (2), Bento Gonçalves, Santa Maria, Pelotas, Cachoeirinha, Campo Bom, Marau, Santa Rosa, Montenegro, Camaquã, Frederico Westphalen, Tramandaí, Antônio Prado, Veranópolis, Encantado, Três Coroas, Triunfo, São José do Norte, Nova Bassano, Lagoa Vermelha, Não-me-Toque, Ibiraiaras, Roca Sales, Tapes, Santa Vitória do Palmar, Barra do Ribeiro, São José do Hortêncio, Cerro Grande do Sul. Feliz, Mostardas e Nova Esperança do Sul registraram suas primeiras mortes. 

Dados da SES continuam sem computar atualização dos casos confirmados na capital gaúcha. Enquanto dados estaduais trazem 18.918 casos de covid-19 em Porto Alegre, o levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde, atualizado até a noite de ontem, aponta 26.761 contaminados pela doença.

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado estava em 77,2%, às 18h de hoje, sendo 1.959 pacientes em 2.539 leitos de UTI. Já na Capital a ocupação é de 86,15%.

Brasil  registra mais mil vítimas fatais

Conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados, nesta quarta-feira, 1.075 óbitos e 35.816 infectados. Com isso, o Brasil já soma 128,5 mil mortes e 4,19 milhões de infectados pelo novo coronavírus. Os estados com maior índice de infectados são São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Marcelo Ferreira