Rio Grande do Sul

Pandemia em números

RS já registram mais de 170 mil casos de covid 19

Foram registrados 3.123 novos casos e 50 óbitos nas últimas 24h; estado já soma 4.318 vítimas fatais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mapa preliminar do Distanciamento Controlado aponta cinco regiões com bandeira vermelha - Divulgação SES SEPLAG

Nas últimas 24 horas foram registrados 50 óbitos, elevando para 4.318 o número de vítimas por covid-19 no Rio Grande do Sul, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta sexta-feira (18). O estado também já registra 170.749 infectados pela doença, em 490 dos 497 municípios, com a confirmação de 3.561 novos casos pela SES. Dos casos confirmados, 156.265 (92%) são tidos como recuperados. 

Pelotas foi a cidade com mais vítimas fatais, sendo 10 óbitos. As demais foram registradas em Porto Alegre (07), Três Passos (3), Canoas (2), Novo Hamburgo (2), Santa Maria (2), Lajeado (2), Gramado (2), Capão do Leão (2), Passo Fundo, Bento Gonçalves, Rio Grande, Alvorada, Osório, Viamão, Farroupilha, Venâncio Aires, São Borja, São Marcos, Ibiraiaras, Canguçu, Santa Bárbara do Sul, Arvorezinha, Caseiros, Travesseiro e Nova Palma. 

Dados estaduais seguem sem computar a atualização dos casos confirmados na capital gaúcha. Ao contrário dos 23.202 casos de covid-19 em Porto Alegre confirmados pela SES, o levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde, atualizado até a noite de ontem, aponta 30.092 contaminados pela doença.

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado estava em 75,8%, às 18h de hoje. Já na Capital a ocupação é de 85,66%.

Mapa preliminar traz cinco regiões com bandeira vermelha

Na 20ª semana do Distanciamento Controlado, o mapa preliminar divulgado nesta sexta-feira aponta cinco regiões foram classificadas com alto risco, mesma relação de três meses atrás. A regiões em bandeira vermelha desta rodada estão localizada nas regiões Metropolitana e Missioneira. São elas Porto Alegre, que já estava na bandeira vermelha, e Novo Hamburgo, Guaíba, Santo Ângelo e Cruz Alta, que estavam na laranja.

Conforme o mapa preliminar, 77 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 4 milhões de habitantes, o que corresponde a 35,4% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes). Desses, 21 municípios (98 mil habitantes, 0,9% do RS) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Já em relação a bandeira laranja, predominante no estado, são 17 regiões classificadas com risco médio. Nenhuma região aparece em risco altíssimo (bandeira preta), não registrada até hoje, e em risco baixo (bandeira amarela), que foi registrada pela última vez na oitava rodada, em 26 de junho.

Veja aqui o mapa preliminar completo.

Brasil é o terceiro país no mundo em número de infectados e segundo em número de óbitos no mundo

Conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados, nesta sexta-feira 858 óbitos e 39.797 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 135.793 mortes e 4.495183  de infectados pelo novo coronavírus. 

No mundo o número de infectados ultrapassa 30 milhões. O Brasil é o terceiro país em relação ao número de infectados ficando atrás de Índia, com 5.214.677 infectados e Estados Unidos 6.698.762. Já em relação ao número de vítimas fatais o pais ocupa a 2ª posição, atrás dos Estados Unidos 197.529. Em todo o mundo, a covid-19 já causou a morte de mais de 940 mil pessoas.

MEC prepara protocolo de volta às aulas

Mesmo com a atual situação do coronavírus no país o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o governo deve divulgar um protocolo de segurança para a volta às aulas presenciais em breve. O assunto foi debatido em reunião virtual com a comissão do Congresso Nacional que trata do tema. O apanhado de medidas trará orientações para estados e municípios relativas a distanciamento dentro de salas de aula, lotação dos espaços e medidas de higiene.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected] .

Edição: Marcelo Ferreira