Rio Grande do Sul

Pandemia em números

RS soma mais de 175 mil casos e de 4,4 mil óbitos por covid-19

Ensino Superior, Médio e Técnico, exceto rede estadual, são liberados em regiões há duas semanas sob bandeira laranja

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mapa definitivo traz apenas quatro regiões em bandeira vermelha - Divulgação SES SEPLAG

Com 25 óbitos registrados nas últimas 24 horas no Rio Grande do Sul, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta segunda-feira (21), sobe para 4.409 o número de vítimas por covid-19. O estado também já registra 175.349 infectados pela doença, com a confirmação de 708 novos casos pela SES.

O novo coronavírus já infectou moradores de 492 dos 497 municípios gaúchos. Entre os casos confirmados, 160.996 (92%) são tidos como recuperados. Além disso 9% necessitaram hospitalização por Síndrome Respiratória Aguda (SRAG).

As vítimas fatais foram registradas hoje foram em Novo Hamburgo (3), Gramado (2), Capão da Canoa (2), Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Santa Maria, Cachoeirinha, Campo Bom, Sapiranga, Três Passos, Charqueadas, Taquari, Sarandi, Tramandaí, Bom Princípio, Imbé, Feliz, São Francisco de Paula, Santa Bárbara do Sul e Barracão. 

Como vem acontecendo nas últimas semanas, dados da SES continuam sem computar atualização dos casos confirmados na capital gaúcha. Enquanto dados estaduais trazem 24.446 casos de covid-19 em Porto Alegre, o levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde, atualizado até a noite de ontem, aponta 30.886 contaminados pela doença. 

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado estava em 74,8%, às 18h de hoje, sendo 1.910 pacientes para 2.554 leitos de UTI. Já na Capital a ocupação é de 86,21%. Dados da SES apontam que todas as macrroregiões apresentam ocupação abaixo dos 80%. 

Perfil 

Dos casos confirmados da doença no estado, 50% são mulheres e 50% homens. A maioria dos casos compreende pessoas de 30 a 39 anos (39.974 casos). Já em relação à raça, a predominância é de pessoas declaradas branca, com 144.554, seguido de não informados (12.193), preta (8.300), parda (6.641), amarela (2.790) e indígena (871). 

No estado, 13.977 profissionais da saúde foram diagnosticadas com a doença, assim como 3.356 imigrantes e 589 pessoas privadas de liberdade. 

Mapa definitivo traz quatro regiões com bandeira vermelha 

O mapa definitivo da 20ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado nesta segunda-feira, traz cinco regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto). São elas Novo Hamburgo, Santo Ângelo, Cruz Alta e Porto Alegre. As demais regiões estão classificadas com a cor laranja, que indica risco médio.

Das 21 regiões covid, 17 aplicam protocolos próprios por meio do sistema de cogestão: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Erechim. A região de Santa Maria enviou pedido no sábado (19), que segue em análise. As regiões classificadas em laranja podem adotar protocolos flexíveis, desde que não menos restritivos do que os de bandeira amarela.

Veja aqui o mapa definitivo da 20ª rodada 

Retorno das aulas

No início de setembro, o governo estabeleceu um calendário para o levantamento das restrições a atividades presenciais em escolas do Rio Grande do Sul, que começou pelo ensino infantil no último dia 8. Para isso estabeleceu que a retomada só poderia ocorrer em regiões que estivessem há pelo menos duas semanas sob bandeira laranja ou inferior.  Nesta segunda-feira (21), o governo liberou a retomada de atividades presenciais no Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico, exceto na rede estadual de ensino, cuja previsão de retorno é dia 13 de outubro.

Estão permitidas o retorno para aulas presenciais nas cidades de Uruguaiana, Capão da Canoa, Taquara, Canoas, Guaíba, Ijuí, Santa Rosa, Pelotas, Bagé, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado. 

Brasil possui mais de 137 mil vítimas fatais

Conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados, nesta segunda-feira, 377 óbitos e 13.439 infectados. Com isso, o Brasil já soma 137.272 mortes e 4.558.068 de infectados pelo novo coronavírus. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Marcelo Ferreira