Rio Grande do Sul

Celebração virtual

Sindicato dos Jornalistas do RS celebra 78 anos em evento online

Devido à pandemia o aniversário da entidade terá comemoração virtual, nesta quarta-feira (23), às 19h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS completa 78 anos com celebração virtual - Divulgação

Nesta quarta-feira (23), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) comemora 78 anos de existência. Devido a pandemia, a celebração será virtual, com a realização do Sarau de Ideias, a partir das 19h. O evento acontecerá via plataforma GoogleMeet e será transmitido, em tempo real, na página do sindicato.

“Mesmo em meio ao enfrentamento da covid-19, de uma grave crise econômica, agravamento da situação política, alto índice de desemprego e a exigência de um novo exercício sindical, não poderíamos deixar passar batida a comemoração mais um aniversário com significativa resistência e ouvir os profissionais, principalmente, aqueles que atuam no Interior do estado”, destaca o Sindicato. 

Segundo a entidade, a região Sul do estado, especialmente Rio Grande e Pelotas, é a anfitriã virtual deste encontro de ideias, opiniões, bate-papo e música. A atração cultural terá a participação de Canandes – Lili Fernandes e Dudu Castilhos. Além do evento online, integram as comemorações de aniversário, as eleições para Delegadas/os sindicais e regionais do Sindjors 2020, que se realizam, também, virtualmente, na quarta-feira, dia 23, das 8 às 20 horas. Para esta votação, o/a jornalista não precisa ser sindicalizado/a.

Sabia mais sobre esta atividade no link: https://fb.me/e/abskt0Dlh

FENAJ celebra 74 anos

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) completou neste domingo, 20 de setembro, 74 anos de história. Para o Sindijors, a Federação é uma entidade sindical comprometida com os interesses da categoria e também da classe trabalhadora e do povo brasileiro, assim como a responsabilidade pública de defender a qualidade do jornalismo e a dignidade dos jornalistas, de lutar pelas liberdades de expressão e de imprensa, pela consolidação da democracia e por uma sociedade justa e igualitária.

“A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) completa 74 anos celebrando sua história de luta, resistência e ousadia juntamente com os Sindicatos, os jornalistas e todos os parceiros e parceiras que vêm ajudando a construí-la (..) Tem como uma de suas marcas no sindicalismo brasileiro o fato de ter sido a primeira federação de trabalhadores a realizar eleições diretas. Também foi a primeira entidade brasileira a assumir a luta pela democratização da comunicação, contra o monopólio dos grandes grupos empresariais e em favor da criação de políticas públicas para o setor”, aponta o sindicato. 
 

Edição: Marcelo Ferreira