Rio Grande do Sul

Pandemia em números

RS já registra mais de 177 mil casos de covid-19

Foram registrados 2.251 novos casos e 63 óbitos nas últimas 24h; estado já soma 4.472 vítimas fatais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
99% dos municípios gaúchos registram casos de covid-19 - Marco Quintana | JC

Nas últimas 24 horas foram registrados 63 óbitos, elevando para 4.472 o número de vítimas por covid-19 no Rio Grande do Sul, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta terça-feira (22). O estado também já registra 177.485 infectados pela doença, em 492 dos 497 municípios, com a confirmação de 2.251 novos casos pela SES. Dos casos confirmados, 162.695 (92%) são tidos como recuperados. 10.318 (6%) estão em acompanhamento

Porto Alegre foi a cidade com mais vítimas fatais, sendo 20 óbitos. As demais foram registradas em Novo Hamburgo (5), Caxias do Sul (3), Canoas (3), Pelotas (2), Alvorada (2), Passo Fundo, São Leopoldo, Rio Grande, Santa Maria, Cachoeirinha, Campo Bom, Esteio, Osório, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Guaíba, Montenegro, Eldorado do Sul, Charqueadas, Taquara, Tramandaí, Estrela, Encantado, Caçapava do Sul, Ibiraiaras, Tapes, Candelaria, General Câmara, Barra do Ribeiro, Colorado, Cristal, Entre Rios do Sul e Campo Novo. 

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado estava em 73,2%, às 18h de hoje, sendo 1.877 pacientes em 2.564 leitos de UTI. Já na Capital a ocupação é de 85,66%.

Veja aqui o material completo sobre o coronavírus no estado, , elaborado pelo Comitê de Dados. 

Diferença de números de casos da Capital

Dados da SES continuam sem computar atualização dos casos confirmados na capital gaúcha. Enquanto dados estaduais trazem 24.616 casos de covid-19 em Porto Alegre, o levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atualizado até a noite de ontem, aponta 30.988 contaminados pela doença. De acordo com a SES, isso acontece porque, desde o início da pandemia, a SMS de Porto Alegre não utiliza o e-SUS Notifica (para casos não hospitalizados), utilizando uma ferramenta de gestão própria, o sistema de gerenciamento de consultas (Gercon). 

“Em julho, o município organizou a migração automática dos dados de seu sistema para o e-SUS Notifica. Contudo, essa exportação não está acontecendo em sua totalidade. Nenhum desses dois sistemas são gerenciados pela SES. Portanto, cabe ao Ministério da Saúde e ao município acertar eventuais falhas de compatibilidade das informações geradas pelos dois sistemas”, explica a secretaria.

País registra mais de 138 mil óbitos

Conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados, nesta terça-feira, 836 óbitos e 33.536 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 138.108 mortes e 4.591.604 infectados pelo novo coronavírus. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

Edição: Marcelo Ferreira