Rio Grande do Sul

Eleições 2020

Eleições municipais em 2020 terão uma hora a mais

Eleitores poderão ir até as zonas eleitorais das 7h até as 17h, com horário específico para grupos de risco

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Eleições sob pandemia terão cuidados especiais - Lucas Nascimento - ASCOM TRE-TO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ampliar o horário da votação deste ano em uma hora. Portanto, as eleições que já haviam sido adiadas por conta da pandemia serão realizadas dia 15 de novembro. Onde houver a necessidade de realização de segundo turno, este se dará dia 29.

Assim, os mais de 140 milhões de eleitores aptos a participar do pleito irão às urnas das 7h até as 17h (considerando o horário local). O Presidente do TSE, ministro Barroso, afirmou que a antecipação do início da votação para as 7h, em lugar da extensão para 18h, atende a pedido dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs): "Não foi possível estender para mais tarde do que isso porque, em muitas partes do Brasil, depois dessa hora, há dificuldade de transporte e há problemas de violência."

Além disso, ficou determinado um horário preferencial para que as pessoas idosas compareçam às urnas. “Após ouvir a consultoria sanitária, o Tribunal Superior Eleitoral estará reservando o primeiro horário, de 7h às 10 horas da manhã, preferencialmente, para as pessoas maiores de 60 anos, que já estão no grupo de risco para a pandemia de covid-19”, explicou Barroso.

A alternativa de tornar o voto facultativo para as pessoas do grupo de risco já havia sido descartada pelo TSE. Ainda se estuda a possibilidade da isenção da multa por não comparecimento nas eleições de 2020. Segundo estudo da Unifesp, mais da metade da população adulta do Brasil apresenta algum fator que a qualifica como grupo de risco.

Além disso, diversas medidas de segurança estarão sendo tomadas para a garantia sanitária, como a utilização de equipamentos de proteção individual e álcool em gel pelos mesários. O TSE fará, no dia 28, uma transmissão exclusiva para tratar deste tema.

* Com informação do Jornal Opção e do TSE

Edição: Marcelo Ferreira