Rio Grande do Sul

Pandemia em números

No RS já são mais 185 mil infectados pelo novo coronavírus 

Nas últimas 24h foram registrados 325 novos casos e 21 vítimas fatais; 99% das cidades gaúchas têm registro da doença

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mapa definitivo confirma prevalência da bandeira laranja - Divulgação SES SEPLAG

Com 21 óbitos registrados nas últimas 24 horas, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta segunda-feira (28), sobe para 4.648 o número de vítimas por covid-19 no Rio Grande do Sul. O estado também já registra 185.778 infectados pela doença, com a confirmação de 325 novos casos pela SES. Dos casos confirmados, 172.675 (93%) são tidos como recuperados. O novo coronavírus já infectou moradores de 494 dos 497 municípios gaúchos. 

As vítimas fatais registradas hoje foram em Pelotas (3), Porto Alegre (2), Passo Fundo (2), Bagé (2), Gravataí, Santa Maria, Sapiranga, Viamão, Parobé, Cruz Alta, Eldorado do Sul, São Sebastião do Caí, Ivoti e São Jerônimo. Nova Pádua e Augusto Pestana registraram seus primeiros óbitos. 

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado estava em 75%, às 18h de hoje, sendo 1.913 pacientes em 2.551 leitos de UTI. Já na Capital a ocupação é de 84,29%.

Perfil dos infectados

Dos casos confirmados da doença no estado, 50% são mulheres e 50% homens. A maioria dos casos compreende pessoas de 30 a 39 anos (42.296 casos). Já em relação à raça, a predominância é de pessoas declaradas branca, com 125.543, seguido de não informados (13.636), preta (8.772), parda (6.965), amarela (2.954) e indígena (908). 

No estado, 14.543 profissionais da saúde foram diagnosticadas com a doença, assim como 3.450 imigrantes e 762 pessoas privadas de liberdade. 

Mapa definitivo confirma predominância total da bandeira laranja 

Sem recursos, o mapa da 21ª semana do Distanciamento Controlado é mantido todo em laranja. As bandeiras das 21 regiões Covid foram confirmadas pelo governo do RS nesta segunda-feira (28), após reunião do Gabinete de Crise.

De acordo com o modelo de cogestão, as regiões em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela (risco baixo), basta que enviem planos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios.

Das 21 regiões Covid, 18 já aderiram ao sistema – Bagé, Guaíba e Uruguaiana ainda não. No entanto, apenas Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul e Santa Maria têm aprovados protocolos menos restritivos para bandeira laranja. As demais, que enviaram somente para bandeira vermelha, devem mandar novos planos ao governo estadual e aguardar aprovação.

Veja aqui o mapa definitivo da 21ª rodada 

Retorno das aulas

No início de setembro, o governo estabeleceu um calendário para o levantamento das restrições a atividades presenciais em escolas do Rio Grande do Sul, que começou pelo ensino infantil no último dia 8. Para isso estabeleceu que a retomada só poderia ocorrer em regiões que estivessem há pelo menos duas semanas sob bandeira laranja ou inferior.  Na segunda-feira (21), o governo liberou a retomada de atividades presenciais no Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico, exceto na rede estadual de ensino, cuja previsão de retorno é dia 13 de outubro.

As regiões de Novo Hamburgo, Porto Alegre, e Santo Ângelo foram classificadas em bandeira vermelha na 20ª rodada. Portanto, ainda não podem retomar as atividades presenciais em instituições de ensino. Caso se mantenham em laranja na 22ª rodada, as restrições serão levantadas.

Mundo se aproxima do um milhão de vítimas fatais, Brasil já soma mais de 141 mil óbitos

De acordo com registros da universidade John Hopkins, referência no monitoramento global dos casos de covid-19, o mundo já tem 999.369 vítimas fatais. O Brasil é o segundo país como maior número de óbitos, tendo mais de 141 mil vítimas ficando atrás apenas dos Estados Unidos (204.967). Já em relação ao número de casos confirmados, o país se encontra na terceira posição, com 4.732.309, ficando atrás da Índia, com 6.074.702, e Estados Unidos, com 7.139.734. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Marcelo Ferreira