Rio Grande do Sul

Celebração virtual

Jornal da Universidade celebra 23 anos com debates sobre jornalismo na UFRGS

Para comemora a data, entidade realizará lives para debater o jornalismo e a imprensa  

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Jornal da Universidade comemora mais de duas décadas - Flávio Dutra | JU

Para marcar os 23 anos do Jornal da Universidade (JU), publicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), dois debates virtuais serão realizados. O primeiro, Jornalismo na Atualidade, acontecerá durante quarta edição do Esquinas - Ciclo de Debates, nesta terça-feira, às 19h30min, e terá como convidado o jornalista José Roberto de Toledo, da revista Piauí e do podcast Foro de Teresina. A atividade terá transmissão na UFRGS TV pelo YouTube e pelo Facebook do JU


Primeiro debate virtual discutirá Jornalismo e Atualidade / Divulgação

Ainda como atividade comemorativa das mais de duas décadas do JU, será realizado um debate sobre Imprensa e democracias, na live Controvérsias NUPERGS, que acontece na quinta-feira (01), às 17h, pelo Facebook e Youtube do IFCH-UFRGS. Participam o jornalista Emmanuel Colombié, diretor regional da Repórteres Sem Fronteiras na América Latina, e a pesquisadora Sônia Virgínia Moreira, professora da UERJ e ganhadora do Prêmio Adelmo Genro Filho 2020, concedido pela Associação Brasileira de pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). A mediação é do jornalista Everton Cardoso, editor-chefe do JU. 

O jornal lançará também em sua vigésima sétima edição digital, um número especial com reportagens, entrevista e artigos que debatem questões do jornalismo de modo geral - interesse público, diversidade, qualidade da informação - e do fazer jornalístico dentro do contexto universitário. Também iniciará a série 'Minha saudade na UFRGS', em que técnicos, docentes e alunos da Universidade contam sobre lugares, pessoas e situações das quais sentem falta neste momento de atividades remotas.

Além disso, entra no ar o projeto Memória JU, que pretende reunir e tornar pública e de livre acesso toda a coleção física e digital do jornal, além de trazer a trajetória do veículo e sua contribuição para o registro da história da UFRGS.


Segundo debate acontecerá nesta quinta-feira (01), e terá como tema a Imprensa e Democracias / Divulgação

História do Jornal

Editado desde 1997 como projeto jornalístico da Secretaria de Comunicação Social da UFRGS, o JU, conforme se define, é um espaço de construção da imagem da Universidade como instituição voltada para o conhecimento e para o desenvolvimento cultural e científico. Desde a sua criação, conta com o trabalho de jornalistas profissionais e com a colaboração de bolsistas e estagiários de Jornalismo.

Com o início do distanciamento social, em março deste ano, as edições estão concentradas apenas no formato digital. Durante esse período, foram lançadas 27 edições online, incluindo 128 reportagens e entrevistas, além de 82 artigos da comunidade acadêmica sobre diversos temas da atualidade.

Na sua versão impressa, o Jornal da Universidade faz parte do cotidiano acadêmico da UFRGS com pontos de distribuição gratuita em diversos espaços e marca presença importante, com circulação específica, em momentos como o ingresso dos calouros, o Portas Abertas, o Salão UFRGS e eventos acadêmicos e culturais que acontecem na Universidade.

Sobre os programas

O Esquinas é uma coprodução do Jornal com o Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (ILEA) da UFRGS e prevê participação significativa do público presente com perguntas e provocações, desta vez recebidas por meio das plataformas digitais nas quais se fará a transmissão.

O Controvérsias é uma promoção do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Política Rio-grandense, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFRGS.

*Com informações da UFRGS

Edição: Marcelo Ferreira