Rio Grande do Sul

Eleições 2020

Pesquisa mostra PT liderando a disputa em Caxias do Sul e Alvorada

Os ex-prefeitos do partido, Pepe Vargas e Stela Farias, aparecem competitivos nas cidades que já governaram

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ex-prefeitos do PT aparecem liderando pesquisas de intenção de voto - Reprodução

Pesquisas eleitorais realizadas em três das maiores cidades do interior do Rio Grande do Sul indicaram que o PT ponteia a disputa em duas delas. Em Caxias do Sul, maior colégio eleitoral do estado depois de Porto Alegre, a liderança é do deputado e ex-prefeito Pepe Vargas. Em Alvorada, na região Metropolitana, a primeira colocação é de Stela Farias, também ex-deputada e ex-prefeita da cidade. As sondagens foram realizadas pelo instituto RealTime Big Data e publicadas pelo jornal Correio do Povo, de Porto Alegre.

Em Caxias do Sul, Pepe Vargas tem 18% das intenções de voto, seguido por Edson Néspolo, do PDT, e Vinícius Ribeiro, do DEM, ambos com 8%. Em seguida, aparecem Nélson D´Arrigo, do Patriota, com 7%; Adiló Didomênico, do PSDB, com 6%; e Carlos Búrigo, do MDB, com 5%. Os cinco demais concorrentes obtiveram 2% das intenções de votos ou menos. O problema que se apresenta para o candidato do PT é a sua rejeição, que atinge 35%, bem acima da dos demais. Realizada entre 23 e 26 de setembro, a sondagem ouviu 730 eleitores e sua margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

A ex-deputada estadual Stela Farias sai na frente em Alvorada com 29% das intenções de voto. O segundo colocado é o atual prefeito, José Appolo do Amaral, do MDB, que aparece com 20%. Seguem-se Juliano Marinho, do PSD, com 8%; Douglas Martello, do DEM, com 6%; Junior Caminhoneiro, do PSOL, com 4% e Valmor de Freitas, do Cidadania, com 3%.

Em termos de rejeição, Stela tem 22% e seu adversário mais próximo, Appolo do Amaral, 21%.  O mandato do atual prefeito é considerado “ruim ou péssimo” por 48% dos eleitores consultados. Em Alvorada, também entre os dias 23 e 26 de setembro, o RealTime Big Data entrevistou 630 eleitores. Aqui, a margem de erro igualmente é de 4,0 pontos percentuais.

O terceiro levantamento visou a eleição em Santa Maria, na região Central do estado. O líder é o prefeito Jorge Pozzobom, do PSDB, com 28% das intenções de voto. É acompanhado por Sergio Cechin, do PP, com 14%; Marcelo Bisogno, do PDT, com 7%; Jader Maretoli, do Republicanos, e Luciano Guerra, do PT, ambos com 5%; e Evandro Behr, do Cidadania, com 3%. O questionário foi aplicado nas mesmas datas de Caxias do Sul e Alvorada junto a 650 entrevistados e possui também margem de erro de 4,0 pontos percentuais.

Edição: Katia Marko