Rio Grande do Sul

Terceirização

Prefeitura desiste de terceirizar Atelier Livre e Pinacoteca Ruben Berta

Edital estava suspenso desde março em razão da covid; já o edital da Cinemateca Capitólio foi autorizado pela Justiça

Matinal News | Porto Alegre |
Pinacoteca Ruben Berta - Cristine Rochol / Arquivo PMPA

A prefeitura de Porto Alegre cancelou o edital que previa a terceirização do Atelier Livre e da Pinacoteca Ruben Berta, dois importantes equipamentos culturais da Capital que teriam suas gestões passadas para a iniciativa privada. A informação saiu no diário oficial do dia 23 de setembro, assinada pelo secretário municipal de Cultura Luciano Alabarse.

O edital já estava suspenso desde 25 de março em razão da crise da Covid, conforme noticiamos no site do Roger Lerina. Agora, a prefeitura desiste por completo do projeto, que gerou críticas na comunidade artística e deu origem a movimentos como o #LivreAtelierLivre.

Outro edital de terceirização polêmico, entretanto, o da Cinemateca Capitólio, teve seu prosseguimento autorizado pela Justiça. Uma liminar havia barrado sua continuidade, também em março.

A atual gestão do prefeito Nelson Marchezan Júnior apostou nesse modelo que chama de contratualização para a Cultura de Porto Alegre. Além do Capitólio, do Atelier Livre e da Pinacoteca Ruben Berta, havia a intenção de fechar um contrato de concessão da Usina do Gasômetro por 20 anos, cujo valor chegaria a R$ 29,5 milhões. 

A primeira tentativa de viabilizar o modelo, porém, fracassou: ainda no ano passado, a prefeitura assinou a terceirização do Centro Cultural Multimeios, da Restinga, mas precisou cancelar o contrato um mês depois, quando verificou que a entidade vencedora da concorrência era gerenciada pelo funcionário da prefeitura responsável pelo espaço.

Matérias sobre terceirização na cultura:
http://bit.ly/terceirizacoes-na-cultura

*O conteúdo acima foi produzido pela equipe do Grupo Matinal Jornalismo, formado por três veículos de comunicação digital. Para ver esse e outros conteúdos exclusivos do Matinal Jornalismo, assine a newsletter diária Matinal News, que entrega gratuitamente uma seleção de notícias com foco no Rio Grande do Sul. Você ainda pode se tornar um assinante premium  e ter acesso também à revista semanal Parêntese e ao site Roger Lerina, focado em jornalismo cultural.

Edição: Matinal News