Ceará

Covid-19

Véspera de feriado, médico alerta sobre risco de aglomerações em praias cearenses

Respeitar o distanciamento social ainda é estratégia eficaz de prevenção

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Em setembro, durante o feriado do dia 7, foram registradas lotações em vários estabelecimentos que flexibilizaram as orientações de prevenção, com pouca ou nenhuma fiscalização. - Foto: Câmara Municipal de Fortaleza

O Ceará mantém os indicadores de casos de infecção por coronavírus em índices estáveis já a um período considerável. Dados da plataforma Integra-SUS mostram que o estado mantém uma curva epidemiológica em estado decrescente há pelo menos dois meses. Esse estado de suposto controle tem incentivado a população de Fortaleza a relaxar nos cuidados para a prevenção de novas infecções. Em setembro, várias praias e espaços públicos da cidade registraram aglomerações e desrespeito as regras sanitárias propostas pelos órgãos regulatórios de saúde. Com a chegada de mais um feriado prolongado, há a preocupação de que novos casos de covid-19 possam aparecer devido as lotações nos espaços de convivência públicos.

“O vírus ainda está circulando e não zeramos o número de casos. Então frequentar lugares com aglomerações, principalmente em lugares fechados e com tendência de grande número de pessoas sem uso de máscaras, representa um risco de se infectar ou se contaminar com o vírus” explica Miguel Mayer, médico residente de Medicina de Família e Comunidade. Apesar da curva epidemiológica mostrar que os números de casos e mortes decresceu, o vírus ainda possui uma alta circulação, com elevados níveis de infecção.

Em setembro, durante o feriado do dia 7, foram registradas lotações em vários estabelecimentos que flexibilizaram as orientações de prevenção, com pouca ou nenhuma fiscalização. Durante o dia 12 de outubro, em Fortaleza, vários espaços de circulação pública, como shoppings e restaurantes, permanecerão abertos normalmente para atendimento ao público. 

Cuidados

Para Miguel, o respeito as recomendações de higiene e o uso de máscaras quando em locais públicos ainda é essencial para prevenir novas contaminações por coronavírus. Também é importante sempre evitar os locais que facilitem as aglomerações, sempre respeitando o distanciamento social. O médico ainda alerta que quem convive diretamente com pessoas dos grupos de risco deve ter cuidado redobrado. “Quem convive com pessoas que pertencem ao grupo de risco deve ter atenção e cuidado redobrados fora de casa e ao retornar. Pessoas que pertencem ao grupo de risco devem seguir evitando a exposição, até termos a segurança de uma vacina” alerta.

Edição: Monyse Ravena