Rio Grande do Sul

Mais flexibilização

Porto Alegre libera quadras e esportes coletivos e autoriza academias aos domingos

A capital gaúcha, através de decreto publicado nesta quarta-feira (14), flexibiliza ainda mais atividades

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Porto Alegre é a cidade gaúcha com mais vítimas fatais e casos confirmados de coronavírus no RS - Ricardo Stricher / PMPA

A partir desta quinta-feira (15) está autorizado em Porto Alegre a utilização de quadras esportivas para práticas de esportes coletivos. A medida faz parte de mais uma rodada de liberações do prefeito Nelson Marchezan Junior (PSDB). Publicada no decreto 20.757, a flexibilização também contempla a permissão para uso de quadras esportivas, reduz limitações de utilização de academias e libera a reabertura de espaços de lazer e convivência infantil, como brinquedotecas, playgrounds, salas de jogos e kids. 

De acordo com o executivo municipal, a liberação ocorre com algumas restrições. Em relação às quadras esportivas, elas poderão reabrir sem público, com equipes reduzidas e respeitando o intervalo mínimo de uma hora entre cada jogo, garantindo a higienização do espaço. Também deverão ser observadas a restrição ao número de participantes simultâneos e a vedação da utilização de vestiários. A mesma regra vale para quadras localizadas em parques, praças, clubes sociais e condomínios.

Em relação aos esportes coletivos, o decreto determina que eles também poderão ser retomados sem limitação de participantes e sem restrição de contato, a partir desta quinta-feira, inclusive em centros de treinamento, centros de ginásticas, clubes sociais e condomínios. Em clubes sociais, as piscinas estão autorizadas ao uso desde que como local de prática de esportes, enquanto em condomínios elas podem ser utilizadas exclusivamente por moradores, além de, em ambos os casos, ficarem sujeitas às regras gerais de capacidade de ocupação e proibição de aglomerações.

Por sua vez, as academias passarão a funcionar sem restrição de abertura de dias e horários – incluindo as localizadas em clubes sociais, shoppings centers e centros comerciais. Estão mantidas, porém, as regras de higienização e de distanciamento social para uma pessoa a cada 16 metros quadrados (exceto para coabitantes da mesma residência).

Situação do coronavírus na Capital 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até está quarta-feira (14) Porto Alegre tem registrado 39 mil casos confirmados de pacientes com coronavírus. Desses, 33.340 são tidos como recuperados. A cidade acumula 1.146 vítimas fatais. Dos 4.514 casos ativos até a data, 239 pessoas estavam em Unidade de terapia Intensiva em hospitais. 

Edição: Marcelo Ferreira