Rio Grande do Sul

Pandemia em números

RS se aproxima dos 120 mil infectados pelo novo coronavírus 

Nas últimas 24 horas foram registrados 1.997 novos casos e 45 vítimas fatais no estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No RS, apenas a cidade de Cerro Branco não possui registro do novo coronavírus - Pixabay

Com 21 óbitos registrados nas últimas 24 horas, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta quinta-feira (15), sobe para 5.282 o número de vítimas por covid-19 no Rio Grande do Sul. O estado também já registra 218.835 infectados pela doença, com a confirmação de 1.997 novos casos pela SES. Dos casos confirmados, 205.543 (94%) são tidos como recuperados. Cerro Branco é a única cidade gaúcha sem registro de contaminados pelo novo coronavírus. 

Porto Alegre foi a cidade com o maior registro de vítimas fatais hoje, sendo 11 óbitos. As demais foram registradas em Cachoeirinha (3), Viamão (3), Canoas (2), Santa Maria (2), Gravataí (2), Pelotas (2), Alvorada (2), Uruguaiana (2), Novo Hamburgo, São Leopoldo, Bento Gonçalves, Sapucaia do Sul, Sapiranga, Parobé, Guaíba, Gramado, Carazinho, Taquari, Nova Santa Rita, Palmeira das Missões, Capão do Leão, Ibiaçá, Lindolfo Collor e Vale do Sol.

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado estava em 72,4%, às 18h de hoje, sendo 1.848 pacientes em 2.551 leitos de UTI. Já em Porto Alegre, a taxa de ocupação fechou a quinta-feira em 86,62%.

País tem  mais de 152 mil vítimas fatais

Conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados, nesta quinta-feira, 713 óbitos e 28.523 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 152.460 mortes e 5.169.386 de contaminados pelo novo coronavírus. 

Mesmo sendo o nono estado em número de pessoas infectadas e vítimas fatais, de acordo com o Conass, o governo do estado do RS decidiu manter o retorno das aulas presenciais para a próxima semana. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

Edição: Marcelo Ferreira