Rio Grande do Sul

EDUCAÇÃO NA PANDEMIA

Federação dos Municípios reafirma contrariedade à volta das aulas presenciais no RS

Levantamento do CPERS mapeou mais de 100 cidades que decretaram veto ao retorno proposto pelo estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Presidente da Famurs critica condicionamento pelo governo do retorno de outras atividades ao retorno das aulas - Guilherme Santos | Sul21

Após o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciar a retomada das aulas no Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira (20), a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) emitiu uma nota reforçando posição contrária à medida. Em nota, o presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, declara que a Federação mantém a recomendação de não retorno ao ensino presencial no estado.

“Não é de bom tom o fato do governo do Estado condicionar o retorno de outras atividades ao retorno das aulas. A situação, inclusive, contraria o próprio discurso do governador de respeitar a autonomia dos municípios, dita por ele quando anunciou o calendário escolar há cerca de 30, 40 dias atrás”, pontua.

Para ele, não há comparação entre as atividades, pois cada uma possui as suas peculiaridades e protocolos específicos, como a educação. “Até então, temos autonomia e a liberdade de formalizar um decreto mais rigoroso em relação às atividades escolares presenciais”, ressalta Maneco, que considera a retomada das escolas privadas dos municípios mais viável que as instituições públicas. “Com a melhor estrutura dessas escolas, há melhor condição para aderir aos protocolos sanitários, não só pensando na instituição de ensino, mas também fora dela, como o transporte escolar, determinante para a volta às aulas”, comenta.

Conforme a nota, a Famurs mantém as orientações destacadas na última nota pública referente a volta às aulas e o condicionamento da liberação das atividades do Rio Grande do Sul. Reitera a orientação de não retomada das atividades escolares presenciais enquanto não houver segurança para toda a comunidade escolar, bem como garantir cumprimento integral da legislação e protocolos e manter as atividades remotas de ensino conforme vem ocorrendo até o momento.

Maneco destaca que haverá nova reunião com o governador nesta semana. Na oportunidade, a Famurs deve cobrar a revisão de alguns pontos do anúncio do governador. “Esperamos que a decisão seja revertida e a autonomia dos municípios possa ser respeitada, e que o governo mantenha o bom diálogo que tem tido conosco até o presente momento”, salienta.

Mais de 100 cidades decretaram veto ao retorno

Um levantamento realizado pelo CPERS Sindicato aponta que mais de 100 municípios já vetaram o calendário proposto pelo governo Leite. O sindicato tem realizado diversas manifestações contra a medida, chamando a atenção que, às vésperas da reabertura, as escolas estaduais continuam sem EPIs e funcionários. A seguir, confira os municípios que, por decreto, não permitem a reabertura de escolas estaduais no dia 20 (atualizada em 19/10 às 12h):

Ajuricaba

Alpestre

Alvorada

Ametista do Sul

Arroio do Sal

Arroio dos Ratos

Arroio Grande

Arvorezinha

Augusto Pestana

Balneário Pinhal

Barão do Triunfo

Bossoroca

Bozano

Caçapava

Cacequi

Cachoeira do Sul

Cachoeirinha

Caibaté

Caiçara

Campo Bom

Canguçu

Capão da Canoa

Capão do Cipó

Capão do Leão

Capela de Santana

Capivari do Sul

Caraá

Carazinho

Catuípe

Cerro Largo

Charqueadas

Chuí

Cidreira

Condor

Constantina

Coqueiro baixo

Coronel Barros

Cruz Alta

Dezesseis de Novembro

Dom Pedro de Alcântara

Doutor Ricardo

Eldorado do Sul

Encruzilhada do Sul

Entre-Ijuís

Garruchos

General Câmara

Ijuí

Ilópolis

Imbé

Itacurubi

Itaqui

Itati

Jaguari

Jari

Jóia

Maçarambá

Mampituba

Maquiné

Mata

Minas do Leão

Montenegro

Morrinhos do Sul

Mostardas

Nova Bréscia

Nova Esperança do Sul

Nova Ramada

Osório

Palmares Do Sul

Panambi

Passo Fundo

Pejuçara

Piratini

Planalto

Portão

Progresso

Putinga

Quaraí

Relvado

Rio Grande

Rosário do Sul

Santa Vitória do Palmar

Santana do Livramento

Santiago

Santo Antônio da Patrulha

Santo Antônio das Missões

Santo Augusto

São Borja

São Francisco de Paula

São Gabriel

São Jerônimo

São José do Norte

São Leopoldo

São Nicolau

São Vicente do Sul

Sapucaia do Sul

Tabaí

Tapes

Taquari

Tavares

Terra De Areia

Torres

Tramandaí

Três Cachoeiras

Três Forquilhas

Triunfo

Tupanciretã

Unistalda

Uruguaiana

Vale Real

Viamão

Vicente Dutra

Xangri-Lá

Edição: Marcelo Ferreira