Rio Grande do Sul

Coluna

Os avanços nas pesquisas cubanas

Imagem de perfil do Colunistaesd
Os EUA têm indicadores de saúde piores que Cuba, sendo que esta investe até vinte vezes menos no setor - Latuff
Quando a vida das pessoas vai ser mais importante que o mercado farmacêutico mundial?

Cuba fez avanços impressionantes em pesquisa e desenvolvimento na área médica, particularmente no desenvolvimento de vacinas contra doenças graves.

Nos últimos tempos, foram criadas em Cuba quatro vacinas ou inoculações contra diferentes tipos de câncer. Essa é sem dúvida uma notícia importante para humanidade. A Organização Mundial da Saúde afirma que a cada ano cerca de oito milhões de pessoas morrem da doença.

No entanto, o bloqueio midiático contra Cuba fez a grande mídia internacional ignorar totalmente a notícia.

Em 2019, a primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão avançado do mundo, foi patenteada, chamada de Cimavax-EGF. A segunda já foi anunciada e chama Racotumomab.

Testes clínicos em 86 países mostram que essas vacinas, embora não curem, conseguem reduzir os tumores e permitir um estágio estável da doença, aumentando assim a esperança e a qualidade de vida.

Cuba desenvolveu vários remédios homeopáticos para o câncer, como o Vidatox, feito com o veneno do escorpião azul. Cuba exporta esses medicamentos para mais de 26 países e participa de empreendimentos conjuntos com a China, o Canadá e a Espanha.

Tudo isso vai contra o estereótipo imposto que reforça o silêncio da mídia sobre os avanços alcançados pela ilha rebelde e outros países do Sul, de que a pesquisa médica de vanguarda ocorre apenas em países desenvolvidos.

Sem dúvida, o Estado cubano obtém benefício econômico com a venda internacional desses produtos farmacêuticos. No entanto, a filosofia de pesquisa e comercialização é diretamente oposto às práticas comerciais da grande indústria farmacêutica.

Os EUA têm indicadores de saúde piores que Cuba, sendo que esta investe até vinte vezes menos no setor. A razão disso é a ausência, no modelo cubano, de pressões comerciais e de incentivos por parte das empresas farmacêuticas, e uma estratégia bem-sucedida de educação da população sobre a saúde preventiva.

A indústria farmacêutica cubana quase não destina orçamento à publicidade. No caso das grandes empresas farmacêuticas mundiais, os gastos com publicidade são maiores que os investimentos em pesquisa.

Finalmente, Cuba promove a produção de medicamentos genéricos. Eles são disponibilizados em outros países pobres e para a Organização Mundial de Saúde – OMS a preços muito mais baixos do que são oferecidos pela indústria farmacêutica mundial.

O bloqueio criminoso do governo estadunidense contra Cuba impõe grandes obstáculos à comercialização dos produtos farmacêuticos cubanos, mas também prejudica diretamente a população estadunidense. Por exemplo, 80 mil diabéticos nos EUA que amputam membros a cada ano não têm acesso a à vacina cubana Heperprot P, que poderia evitar as amputações.

A pergunta que fica é: quando a vida das pessoas vai ser mais importante que o mercado farmacêutico mundial?

Contra o injusto e criminoso bloqueio contra Cuba é importante e essencial apoiar a indicação do Prêmio Nobel da Paz 2021 as Brigadas Médicas “Henry Reeve”, reconhecendo sua cooperação e solidariedade aos povos que mais necessitam. Apoie essa ideia e assine a petição www.brigadasmedcuba.com

Edição: Katia Marko