Rio Grande do Sul

ELEIÇÕES 2020

TRE-RS cria ferramenta para denúncia de notícias falsas e maldosas

A página traz também notícias já verificadas, que poderá ser acessada através do link "fato ou boato"

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) inaugurou no seu site um banner de Enfrentamento à Desinformação - Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) inaugurou no seu site um banner de Enfrentamento à Desinformação. Neste espaço o usuário tem orientações sobre como entrar em contato, com a equipe da Justiça Eleitoral gaúcha, para denunciar conteúdos suspeitos relacionados às Eleições 2020. Também é possível realizar denúncias no site do Ministério Público Eleitoral. A nova página traz também notícias já verificadas, que poderá ser acessada através do link "fato ou boato".

Cabe destacar que a comissão não avalia opiniões, juízos de valor e projeções referentes a candidatos e partidos políticos. Conforme o TRE-RS, a desinformação a ser combatida tem como objetivo a preservação do regime democrático e da fidedignidade do sistema de justiça eleitoral, não abrangendo críticas políticas aos atores do processo eleitoral.

Você pode enviar conteúdo suspeito para checagem através do endereço de e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 98463-9692.

Guerra Santa

O coordenador de Campanha da candidata Manuela D’Ávila (PCdoB), Juliano Corbellini, elogiou a atitude do TRE-RS e lembrou que sua assessorada vem sofrendo ataques de notíias falsas e desabonadoras desde 2018. “Há poucos dias o deputado Eduardo Bolsonaro conclamou seus apoiadores através de suas redes sociais a realizarem uma verdadeira 'Guerra Santa' contra a candidata". Segundo ele, esses ataques se intensificaram quando começaram a aparecer as pesquisas eleitorais que lhe dão enorme vantagem sobre os outros candidatos.

Ainda em agosto deste ano, Manuela lançou o seu terceiro livro, justamente sobre este tema: E se fosse você? No texto, trata sobre as redes de ódio e notícias falsas, aborda casos de figuras públicas que foram alvo deste tipo de difamação e conta como lida com esse tipo de conteúdo a seu respeito.

Edição: Marcelo Ferreira