Rio Grande do Sul

Sem Lixo

Feiras Ecológicas da Redenção retomam Sábado Sem Sacola Plástica

Decisão foi motivada pela proximidade da Semana Lixo Zero; Feira Ecológica no Menino Deus também vai aderir

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Campanha será retomada neste sábado (24) após ser interrompida, em abril, em função da pandemia - Divulgação

Depois de sete meses de flexibilização quanto à distribuição de sacolinhas plásticas, por orientação de órgãos ligados ao poder público municipal devido à pandemia, as Feiras Ecológicas da Redenção, na Avenida José Bonifácio, retomam nos dias 24 e 31 de outubro, a campanha Sábado Sem Sacola Plástica. A ação será estendida, pela primeira vez, para Feira Ecológica do Menino Deus (FEMD), no dia 28.  A decisão foi motivada pela proximidade da Semana Lixo Zero, que ocorre anualmente em outubro. Na edição deste ano será repetida a parceria realizada em 2019 com a Lixo Zero Porto Alegre e o Instituto Lixo Zero Brasil.

Entre agosto de 2018 e abril de 2019, a Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) realizou uma campanha de conscientização, fazendo sorteios mensais de cestas orgânicas aos consumidores que já levavam sua sacola retornável. Em 25 de maio de 2019, a FAE, em parceria com a Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF), realizaram a primeira edição da  campanha Sábado sem Sacola Plástica. 

Segundo os organizadores, a ação foi motivada pelo fato de que as 138 bancas que integram as Feiras Ecológicas da Redenção estavam entregando, em média, 265 sacolas por box a cada sábado, representando 36,5 mil sacolas por feira, somando cerca de 2 milhões de sacolas ao ano. "Desde maio do ano passado, ambas vêm realizando o projeto em parceria. Primeiro, as 138 bancas deixaram de distribuir as embalagens no último sábado de cada mês. De janeiro a março deste ano, a ação foi estendida para todos os finais de semana de feiras, sendo 13 sábados de ação, em que 474,5 mil sacolas plásticas deixaram de ser distribuídas pelos feirantes”, destacam. 

Por orientação do Centro Agrícola Demonstrativo (CAD), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) de Porto Alegre, as sacolas plásticas voltaram a ser distribuídas na primeira semana de abril. E agora, neste final de semana, a campanha é retomada. A FAE e a FEBF entram assim na terceira fase da ação.

Quem for pego de surpresa poderá comprar sacolas retornáveis nas feiras, que terão bancas específicas de comercialização de bolsas retornáveis produzidas por grupos de mulheres da economia solidária e de artesãs que fazem reaproveitamento de tecidos e outros materiais.

Feira Ecológica no Menino Deus

A novidade deste ano é a adesão da FEMD à Semana Lixo Zero. A edição de quarta-feira (28) será temática ao Dia D Sem Sacola Plástica, promovido pela Lixo Zero Porto Alegre, que ocorre pela primeira vez na Capital, quando a comunidade será convidada a recusar as sacolinhas no comércio em geral. A Feira também aproveitará a data para marcar o início do processo de retirada definitiva das sacolinhas. A Feira Ecológica do Menino Deus tem edições nas quartas e sábados e fica no pátio da Secretaria de Agricultura do RS (Av. Getúlio Vargas, 1384).

Impacto da sacola plástica na natureza 

As sacolas plásticas, resultantes de resinas derivadas do petróleo, combustível fóssil não renovável, ficam centenas de anos na natureza. São consumidas, em média, 1,5 bilhão delas no mundo por dia. No Brasil, a cada hora são distribuídas 1,5 milhão de sacolinhas.

As sacolas plásticas invadiram o mercado na década de 70. Como o material pode levar até 400 anos para se decompor, todas as embalagens produzidas até hoje ainda estão no meio ambiente, mesmo que decompostas em microplásticos. Em 30 anos, pode haver mais plásticos que peixes nos oceanos se nenhuma atitude for tomada.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Associação Agroecológica (FAE e FEMD)

Edição: Marcelo Ferreira