Rio Grande do Sul

GOVERNO FEDERAL

Porto Alegre apresenta 50% de desaprovação do presidente

Em pesquisa realizada pelo Ibope, a capital gaúcha tem a terceira maior rejeição entre as capitais brasileiras

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Boa Vista, Manaus e Porto Velho apresentaram maior aprovação; Salvador, Teresina e Porto Alegre apresentaram maior rejeição - Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada pela Globo revela que a aprovação do presidente Jair Bolsonaro varia muito entre capitais do norte e do sul. Boa Vista, Manaus e Porto Velho são as que apresentaram maior aprovação, variando de 66% até 50% de avaliação positiva, respectivamente.

Em oposição, Salvador, Teresina e Porto Alegre foram as que apresentaram maior rejeição. Em Salvador, 62% dos entrevistados consideram o governo ruim ou péssimo, enquanto 17% consideram regular e apenas 18% avaliam positivamente. Na capital gaúcha, a terceira com menos aprovação, metade dos entrevistados consideraram o governo ruim ou péssimo e mais 23% julgaram o governo regular, restando apenas 26% de aprovação ao presidente.


Pesquisa realizada pelo Ibope auferiu aprovação/rejeição ao governo Bolsonaro nas capitais brasileiras. / Reprodução do blog Moisés Mendes

Destaca-se o fato de que, entre as oito cidades onde Bolsonaro tem maior aprovação, metade são capitais de estados da região Norte, a outra metade do Centro-Oeste. A região norte possui as três capitais com mais aprovação.

A rejeição é alta também nas três maiores cidades do país. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte apresentaram avaliações ruins ou péssimas por 48%, 38% e 41% dos entrevistados, respectivamente.

Na região Sul, a capital com maior aprovação é Curitiba, com 40%. Somados, os que consideram o governo regular, ruim ou péssimo são quase 60%. Florianópolis tem uma aprovação um pouco menor: 33% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom, enquanto 47% considera ruim ou péssimo.

* Com informações do Sul21 e do blog Moisés Mendes.

Edição: Marcelo Ferreira