Rio Grande do Sul

Pandemia em números

RS tem mais de 5,5 mil vítimas fatais em decorrência da covid-19

Foram registrados, nas últimas 24h, 1.430 novos casos de coronavírus e 36 óbitos no estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Estado já ultrapassou a marca de 5,5 mil óbitos por covid-19
Estado já ultrapassou a marca de 5,5 mil óbitos por covid-19 - Philippe LOPEZ / AFP

Com 36 óbitos registrados nas últimas 24 horas, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta terça-feira (20), sobe para 5.518 o número de vítimas por covid-19 no Rio Grande do Sul. O estado também já registra 228.762 infectados pela doença, com a confirmação de 1.430 novos casos pela SES. Dos confirmados, 215.015 (94%) casos são tidos como recuperados.

As vítimas fatais foram registradas nas cidades de Porto Alegre (7), Caxias do Sul (3), Alvorada (3), Canoas (2), Santa Maria (2), Pelotas (2), Esteio (2), Nova Santa Rita (2), Santiago (2), Gravataí, Sapucaia do Sul, Erechim, Sapiranga, Farroupilha, Venâncio Aires, Santana do Livramento, Nova Hartz, Porto Xavier, Santa Bárbara do Sul e Restinga Seca. 

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado estava em 69,1 %, às 18h de hoje, sendo 1.763 pacientes em 2.551 leitos de UTI. Já em Porto Alegre, a taxa de ocupação fechou a quinta-feira em 89,2%.

Brasil tem mais de 5,3 milhões de infectados

Conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados, nesta quinta-feira, 498 óbitos e 33.862 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 155.900 mortes e 5.332.634 de contaminados pelo novo coronavírus. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Marcelo Ferreira