Rio Grande do Sul

Pandemia em números

Com 50 óbitos, RS registra 5.665 vítimas fatais em decorrência da covid-19

Foram registrados, nas últimas 24h, 2.816 novos casos de coronavírus, elevando para 238.396 pessoas infectadas 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
RS se aproxima de 240 mil infectados
RS se aproxima de 240 mil infectados - Philippe LOPEZ / AFP

Com 50 óbitos registrados nas últimas 24 horas, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta terça-feira (27), sobe para 5.665 o número de vítimas por covid-19 no Rio Grande do Sul. O estado também já registra 238.396 infectados pela doença, com a confirmação de 2.816 novos casos pela SES. Dos 497 municípios gaúchos, somente um não tem registro de incidência da doença. Porto Alegre foi a cidade com o maior número de vítimas fatais, sendo 12 óbitos. 

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado estava em 71,5%, às 18h de hoje, sendo 1.808 pacientes em 2.529 leitos de UTI. Já em Porto Alegre, a taxa de ocupação fechou a segunda-feira em 91,14%. 

País tem quase 158 mil vítimas fatais

Conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados, nesta terça-feira, 549 óbitos e 29.787 novos infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 157.394 mortes e 5.439.641 de contaminados pelo novo coronavírus.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko