Rio Grande do Sul

Feira do Livro

Libretos na Feira do Livro de Porto Alegre: da meia banca à banca digital

Editora celebra 10 anos de participação na Feira do Livro com diversos eventos online

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Neste ano, devido à pandemia, a 66ª Feira ocorre em formato virtual - Divulgação

Nesta 66ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que está ocorrendo em formato virtual, em função da pandemia, a editora Libretos completa 10 anos de participação no evento. Para celebrar a data, a editora lança 14 títulos entre romance, biografia, biobibliografia, poesia, contos, infantil, juvenil e HQ, sendo alguns destes pela série Poche (de bolso) e outros pela série Universidade.

Os lançamentos podem ser conferidos na Sala Libretos, em www.libretos.com.br, com programação ao vivo, em multiplataforma e com muitos convidados, no YouTube Libretos100, além da página no Facebook @libretoseditora. A editora, que estreou na Feira com meia banca em 2010, nesta edição está com uma banca digital, também em seu site.

Comprometida com a memória e a cidadania, fará 20 anos em 2021. Durante este período, além de dezenas de livros premiados, venceu o Prêmio Açorianos como Editora Destaque, em 2010; recebeu o Troféu Cultura Econômica do Jornal do Comércio na categoria Editora, em 2013; e foi agraciada com o Prêmio Parceiros da Escrita, da Associação Gaúcha dos Escritores, em 2017. 

Clô Barcellos, diretora da Libretos, chama atenção para a importância da bibliodiversidade na Feira, uma proposta aberta de ação consciente e oxigenadora de ideias: “Pela força identitária, pelo fomento de áreas criativas e receptivas do conhecimento. Com a mesma ênfase, bibliodiversidade também significa sustentabilidade dos pequenos estabelecimentos editoriais que fertilizam a produção intelectual local”, salienta.

Programação:

03 novembro, terça-feira, às 19h

Mel de Dendê, de Fátima Farias
Sarau de poesia com a autora e convidados
Evento: Fátima Farias, poeta e cozinheira, recebe os músicos compositores de melodias de três de seus poemas do livro Mel e Dendê: José Carlos Rodrigues (Pimenta de cheiro), Vladimir Rodrigues (Um perfeito amor, na voz de Kizzy Barcelos; e Almoço privê, com Renata Pires e  Janduí Soares).
Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=NU5HuxgdUgA
Link de venda: http://libretos.com.br/r/mel-e-dende.php
 
04 novembro, quarta-feira, às 19h

O anel Cardinale - As aventuras de Fabrício Bomtempo – vol 1, HQ de Christian David (roteiro) e Ernani Cousandier (desenhos).
Evento: Papo sobre quadrinhos com os dois autores desta coedição Physalis e Libretos. O debate terá a participação dos editores Pablo Morenno e Clô Barcellos.
Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=P8q2vAz6-tc
Link de venda: http://libretos.com.br/r/o-anel-cardinale.php

05 novembro, quinta-feira, às 18h

Nossos sonhos são os mesmos, de Guilherme Giugliani
Evento:  Sonhar pode? – conversa do autor com Luisa Geisler sobre literatura contemporânea.
A partir de canções dos Engenheiros do Hawaii, o autor cria uma narrativa ficcional sobre a vivência de três jovens de Porto Alegre em uma temporada no litoral Norte, que vai transformar os seus destinos.
Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=Yg7Ewiuke6I
Link de venda: http://libretos.com.br/r/nossos-sonhos-sao-os-mesmos.php
 
06 novembro, sexta-feira, às 17h

O Muro da Casa Amarela, de Antonio Vicente Martins e ilustrações de Moa Gutterres
Evento: Oba! Futebol de campinho! – bate-papo dos autores com Rafael Guimaraens
Uma história emocionante na memórias de garotos no tempo em que se jogava bola na rua, onde surgem as lendas, incluindo a de um certo goleiro chamado Lara.
Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=D5ozThu1kFw
Link de venda: http://libretos.com.br/r/o-muro-da-casa-amarela.php
 
07 novembro, sábado, às 16h

Evento: O Magnífico Circo Praça. Apresentação circense do grupo Circo Híbrido
Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=mfkCLI9PKVU
Link de venda: http://libretos.com.br/r/senhoras-e-senhores.php
 
07 novembro, sábado, às 17h

Senhoras e senhores, com vocês, Albano Pereira e seus circos estáveis e mais: o Magnífico Circo Praça, de Lara Rocho
Evento: Com vocês, Lara Rocho e o circo - Bate-papo sobre o processo de criação do espetáculo O Magnífico Circo Praça, com a participação dos atores do grupo Circo Híbrido.
Este livro nasce da tese de mestrado da autora, que recebeu o Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2019, na qual conta a história do circo em Porto Alegre e em Rio Grande no final do século 19. A partir do livro, foi montado o espetáculo.
Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=Je0TTPsvvdk
Link de venda: http://libretos.com.br/r/senhoras-e-senhores.php
 
09 novembro, segunda-feira, às 18h

Ouvindo as "Scenas Infantis" de Schumann, de Eduardo Guimaraens
Evento: Poemas em plaquete de 1917 - A neta do poeta, Maria Etelvina Guimarens, apresenta este volume em fac-símile, uma homenagem dos familiares aos amantes da poesia.
Eduardo Guimaraens, como muitos poetas, também escolheu o formato plaquete (livro de pequena espessura) para publicar sua obra. Em 1917, compôs Ouvindo as "Scenas Infantis" de Schumann, em exemplar único, dedicado à sua amada Etelvina.
Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=lUb7wI97ge8
Link de venda: http://libretos.com.br/r/ouvindo-as-scenas-infantis-de-schumann.php
 
10 novembro, terça-feira, às 19h

Perfumes e Moscas, de Ismael Sebben.
Evento:  O trabalho da escrita – o autor de Perfumes e Moscas, conversa com o escritor Tabajara Ruas, autor de O Amor de Pedro por João, sobre processo criativo e leitura na sala de aula.
O livro de contos Perfumes e Moscas foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves. Seis deles contos são apresentados em podcast, narrados com trilha musical, na voz do próprio autor.
Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=lnlYvffWNJ8
Link de venda: https://libretos.com.br/r/perfumes-e-moscas.php
 
11 novembro, quarta-feira, às 18h

Escritos de Sobrevivência, de Iranice Carvalho da Silva
Evento: Para dar conta do “viver” – a autora conversa sobre sua obra.
O livro reúne poemas contemporâneos ilustrados que apreendem o momento dramático por qual passa o mundo. Iranice Carvalho da Silva utiliza se de metáforas diversas, como enxurradas e enchentes, fatos costumeiros em sua terra natal, Campo Formoso, interior da Bahia e trata, com humor e muita calma, sobre desmantelos pessoais, fantasmas e passaredos.
Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=OceH1V44pzw
Link de venda: http://libretos.com.br/r/escritos-de-sobrevivencia.php
 
12 novembro, quinta-feira, às 19h

O Crush de Álvares de Azevedo, de Jandiro Adriano Koch
Evento: Literatura, gênero e sexualidade – conversa do autor com Guto Leite sobre biografia, história e pesquisa sobre a temática LGTBQ+1
O livro de Jan é pesquisa biobibliográfica que acompanha o imaginário sobre o poeta romântico Álvares de Azevedo, especialmente as conflitantes perspectivas sobre sua sexualidade, do século XIX ao presente. 
Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=A08bM1LZTJ4
Link de venda: http://libretos.com.br/r/o-crush-de-alvares-de-azevedo.php
 
13 novembro, sexta-feira, às 18h

1935, de Rafael Guimaraens
Evento: No ar, um livro noir – o autor apresenta seu romance policial, ambientado no ano da Exposição do Centenário da Revolução Farroupilha.
O repórter Paulo Koetz está envolvido até o pescoço num redemoinho de mistério e paixão, enquanto a cidade se anima com a Exposição. Dyonélio Machado sonha com a revolução; Apparício Cora de Almeida investiga quem matou Waldemar Ripoll e a chanteuse francesa Juliette quer esquecer o passado.
Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=bsyj3_-Sn3s
Link de venda: http://libretos.com.br/r/1935.php
 
14 novembro, sábado, às 16h

O armário da vovó,  de Ivone Rizzo Bins
Evento: Vamos desenhar? A autora propõe atividade lúdica com a prática de desenhos.
A autora escreveu e desenhou a obra, utilizando técnicas de lápis de cor e colagem. O poema ilustrado instiga: O que há de tão interessante do armário da vovó? Grilos com sapatinhos holandeses? Vejam só! 
Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=b-TkskaQGWs
Link de venda: http://libretos.com.br/r/o-armario-da-vovo.php
 
Além dos livros programados para a Sala Libretos, a editora tem mais dois lançamentos:

Um copo de mar, de Susana Vernieri

Uma conversa com a tradição. É o que propõe a escritora Susana Vernieri em Um copo de mar (90 páginas, poesia e fotografia), décimo-primeiro de sua autoria. A partir da premissa de que forma e conteúdo são balizados pela cultura, a autora trabalha exemplos da história lírica japonesa, através do Haikai e do Tanka. A tradição portuguesa fica representada através do Rondó e a irlandesa, por meio do Limerick, tipo de poema que usa o humor ou temas obscenos como assunto.

Tutti Brasiliani, de Ivanir José Bortot

O autor reconstitui a emigração de sua família desde a região do Vêneto para o brasil no século 19, e através dele, escreve a crônica de milhares de famílias que, com sacrifício, teimosia e destemor, ajudar a povoar o Rio Grande do Sul e o Paraná, constituindo-se em documento histórico de bravura e humanismo. 
 

Edição: Marcelo Ferreira