Rio Grande do Sul

Mais flexibilizações

Porto Alegre amplia funcionamento do comércio e libera retomada do ensino superior

Decreto foi publicado nesta quarta-feira (4) em meio a cenário de estabilização da covid em alto patamar na Capital

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Atendimento nos shoppings fica permitido no período entre o meio-dia e 22 horas - Anselmo Cunha/PMPA

A sequência de flexibilizações nas medidas de isolamento social teve novo capítulo em Porto Alegre. Nesta quarta-feira (4), a prefeitura publicou o Decreto 20.784, em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), ampliando o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais e liberando a retomada das atividades presenciais em estabelecimentos públicos ou privados do ensino superior.

As notícias de estabilização nos indicadores da covid-19, os dias de sol da primavera e as diversas flexibilizações têm levado a cidade a registrar um clima de quase normalidade, com constantes aglomerações em regiões de grande fluxo de pessoas, como no centro da cidade, praças e parques. É cena comum pessoas transitando nas ruas ou mesmo em locais fechados sem máscara ou usando a proteção de forma inadequada.

Um levantamento realizado pelo GZH sobre dados do Ministério da Saúde compilados até segunda-feira (2) mostra que a pandemia dá sinais de estabilidade, mas em patamar ainda elevado. Os dados mostram que Porto Alegre tem a maior incidência de mortes por coronavírus nas últimas duas semanas, entre as 27 capitais brasileiras, levando em conta o tamanho da população.

A média de mortes diárias na capital gaúcha ficou em 5,59 por 1 milhão de habitantes, seguida pelo Rio de Janeiro, com 5,35, Goiânia, com 4,75, Manaus, com 4,67 e Vitória, com 3,59. O levantamento mostra ainda que Porto Alegre tem a oitava pior performance na incidência de novas infecções nas últimas duas semanas.

A atualização mais recente da Secretaria Municipal de Saúde traz 46.206 casos confirmados e 1.318 mortes em decorrência do novo coronavírus. Na quarta-feira, foram registrados 17 óbitos, na terça-feira, 24, sendo 9 no fim de semana e 4 no feriado. As UTIs da cidade, nesta quinta, apresentam 85% de lotação, com 227 pacientes internados com covid ou suspeita da doença.

Em entrevista ao Brasil de Fato RS, a reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), professora de Epidemiologia e cardiologista pediátrica, Lucia Pellanda, chamou a atenção para a necessidade de se evitar locais com muitas pessoas. “Aglomeração em bares, aglomeração mesmo ao ar livre se for uma aglomeração de muita gente sem máscara, comendo ou bebendo, vai aumentando o risco.”

O que muda com o decreto

Shopping centers podem funcionar das 12h às 22h. Já estabelecimentos de comércio, prestação de serviços e centros comerciais podem atender das 9h às 19h. Os restaurantes tiveram o horário estendido até as 24h. Bares, casas noturnas, boates e similares podem funcionar com serviço de bar e restaurante desde que tenham alvará para a atividade. Os horários e regras seguem os mesmos dos restaurantes.

O retorno das atividades em estabelecimentos públicos ou privados de ensino superior devem seguir os protocolos sanitários específicos do Decreto 20.747 e o Calendário de Retomada das Atividades de Ensino, previsto para o dia 23 de novembro. Os setores administrativos das instituições de ensino também poderão retornar ao funcionamento presencial.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa. 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko