Rio Grande do Sul

Cultura

Ecarta lança exposição +15 Ecarta Aberta na próxima terça-feira (17)

Mostra beneficente celebra os 15 anos da Fundação Ecarta com mais de 50 obras em diversas técnicas artísticas

Porto Alegre | BdF RS |
Obra de Patrick Rigon estará na exposição entre os representantes da nova geração da arte contemporânea brasileira - Divulgação

Na terça-feira (17), a Galeria Ecarta inaugura, a partir das 19h, a exposição coletiva +15 Ecarta Aberta reunindo mais de 50 obras em diversas técnicas artísticas, passando por tapeçarias, pinturas, gravuras, fotografias, desenhos, entre outras. Os artistas envolvidos têm trajetória reconhecida, além de jovens artistas em prol dos próprios participantes, das entidades assistenciais Via Vida e Casa de Apoio Madre Ana, e dos projetos artísticos da Ecarta.

Entre os artistas convidados estão nomes reconhecidos pela carreira e engajamento em causas sociais, como Maria Tomaselli, Zoravia Bettiol, Adriana Giora e Ena Lautert. A nova geração reúne expoentes da arte contemporânea brasileira incluindo Xadalu, Sandro Ka, Cláudia Hamerski, Theo Felizzola, Leonardo Fanzelau e Patrick Rigon. A curadoria é de André Venzon, responsável também pela coordenação da galeria, e Cristiano Goldschmidt.

A seleção de obras reúne também uma parede repleta de doações provenientes da colecionadora Elisabete Búrigo e de captações no mercado de arte local. São trabalhos, em sua maioria, das décadas de 1980 e 1990, nos quais o público poderá encontrar figuras consagradas como Iberê Camargo, a serem disputadas pelos interessados com lances variados em um verdadeiro leilão de parede acompanhado online, na terça (17), às 19h. “É uma oportunidade para adquirir obras selecionadas e apoiar representantes do setor das artes visuais que, assim como outras áreas da cultura, acumulam prejuízos em função da pandemia”, afirmam os curadores.

A visitação é gratuita e acontece na Ecarta (Av. João Pessoa, 943), de 18 de novembro a 20 de dezembro, das 10h às 18h. São considerados protocolos de segurança sanitária.

Um pouco mais sobre o local

Galeria Ecarta é um dos cinco projetos permanentes da Fundação Ecarta, em Porto Alegre (RS). O espaço recebe, em média, seis exposições anuais e promove itinerâncias, laboratórios de curadoria, residência artística e montagem, entre outras atividades próprias e em parceria com instituições em âmbito local, regional e nacional. A coordenação é do artista, curador e gestor cultural André Venzon.

www.ecarta.org.br

https://www.instagram.com/fundacaoecarta/

https://www.instagram.com/15ecartaaberta/

https://www.facebook.com/galeriaecarta

Edição: Katia Marko