Rio Grande do Sul

ELEIÇÕES 2020

Esquerda tem chance de ir a segundo turno em pelo menos 3 das 5 maiores cidades do RS

Confira o cenário eleitoral nos maiores colégios eleitorais gaúchos, os cinco municípios que podem ter segundo turno

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Neste domingo (15), 497 municípios gaúchos definem seus prefeitos e vereadores; segundo turno pode ocorrer em cinco cidades - Reprodução / Justiça Eleitoral

Neste domingo (15) ocorrem as eleições municipais em todo o Brasil, exceto no Distrito Federal e, por conta do apagão, na cidade de Macapá (AM). Poucas horas após o encerramento da votação, devido à agilidade do sistema eletrônico, será possível saber quais candidatos foram eleitos para as câmaras de vereadores e prefeituras das cidades que não tiverem segundo turno.

No Rio Grande do Sul, 492 cidades definem seus mandatários já neste dia 15. Outras cinco, por terem mais de 200 mil eleitores, podem ter a disputa em segundo turno: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria.

Na Capital e na maior cidade da Serra, os dois maiores colégios eleitorais do estado, bem como na maior cidade da região Central, que atualmente estão sob governo de direita, chapas de partidos de esquerda têm real chance de irem para o segundo turno. É o que indicam pesquisas divulgadas das cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria.

Saiba como está a corrida eleitoral nas cinco maiores cidades do RS.

Porto Alegre

A capital gaúcha é o décimo maior colégio eleitoral do país, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo 1.082.726 eleitores. O atual prefeito, Nelson Marchezan Junior (PSDB), concorre à reeleição. A disputa é marcada pela divisão dos partidos de centro-direita, com a candidata Manuela D’Ávila (PCdoB) liderando todas as pesquisas divulgadas com mais de dez pontos percentuais nas intenções de voto.

Intercalando-se na segunda posição, por vezes em empate técnico, aparecem os candidatos Marchezan (PSDB), Sebastião Melo (MDB) e José Fortunati (PTB). Pesquisa RealTime Big Data divulgada no dia 2 de novembro apontou Manuela com 27% das intenções de voto, seguida por Marchezan com 13% e por Fortunati (PTB) e Melo (MDB), ambos com 12%.

Já a pesquisa Ibope divulgada em 29 de outubro trouxe simulações para um segundo turno, com Manuela liderando nos três cenários em que foi citada. Porém, com vantagem apertada caracterizando empate com dois candidatos. A candidata tem 43% no cenário que traz Melo com 40%, enquanto com Fortunati ela tem 41% e ele 40%. Já no cenário com o atual prefeito, Manuela tem 45% e Marchezan tem 37%.

Nesta quarta-feira (11), porém, Fortunati renunciou à corrida pelo Paço Municipal, após o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) impugnar a candidatura de seu vice. Horas depois, seu partido, o PTB, anunciou apoio ao Melo, com o presidente da sigla recebendo o candidato no diretório municipal petebista. Fortunati, porém, não manifestou apoio a nenhum candidato.

Além disso, corre na Câmara de Vereadores o processo de impeachment de Marchezan. O atual prefeito é acusado de empregar de forma irregular, em gastos com publicidade, verbas no valor de R$ 2,4 milhões pertencentes ao Fundo Municipal de Saúde. Com idas e vindas na Justiça, o processo quase foi arquivado por conta dos prazos legais. Porém, nesta quinta (5), a comissão anunciou que vai estender os trabalhos. Na sexta (6), Marchezan prestou depoimento na comissão, após não ter comparecido na primeira data marcada.

Além dos quatro candidatos, também concorrem à Prefeitura de Porto Alegre: Fernanda Melchionna (PSOL), Gustavo Paim (PP), João Derly (Republicanos), Juliana Brizola (PDT), Julio Flores (PSTU), Montserrat Martins (PV), Rodrigo Maroni (PROS) e Valter Nagelstein (PSD). O candidato Luiz Delvair (PCO) teve sua candidatura indeferida.

Caxias do Sul

Na Serra gaúcha, Caxias do Sul conta com 333.696 eleitores. O atual prefeito, Flavio Cassina (PTB), era vereador e foi eleito em votação indireta após a cassação do ex-prefeito Daniel Guerra (Republicanos) em dezembro de 2019. Não concorre à reeleição.

O favorito à prefeitura é o candidato do PT, Pepe Vargas. Conforme pesquisa RealTime Big Data divulgada em 29 de setembro, o petista tem 18% das intenções de voto no primeiro turno. É seguido por Edson Néspolo (PDT), com 8%; Vinícius Ribeiro (DEM), com 8%; Nelson D'Arrigo (Patriota), com 7%; Adiló Didomênico (PSDB) com 6% e Carlos Búrigo (MDB) com 5%.

Também concorrem em Caxias do Sul: Julio Freitas (Republicanos), Renato Nunes (PL), Renato Toigo (PSL), Slaviero (Novo), Toninho Fekdmann (Podemos) e Vinícius Ribeiro (DEM)

Canoas

Na Região Metropolitana, Canoas tem 250.704 eleitores. É governada por Luiz Carlos Busato (PTB), que concorre à reeleição. Segundo pesquisa Methodus divulgada nesta terça-feira (10), há chances do pleito se resolver sem a necessidade de um segundo turno. O cenário estimulado traz o candidato Jairo Jorge (PSD) com 48,2%, seguido por Busato, com 18,4%.

Canoas tem ainda no pleito: Camilo Bornia (Novo), Capitão Nascimento (PSC), César Augusto (Republicanos), Ernani Daniel (PP), Nelsinho Metalúrgico (PT), Professor Pablo (PSOL) e Simone Sabin (PRTB).

Santa Maria

Quinto maior colégio eleitoral do RS, Santa Maria tem 204.282 eleitores e seis candidatos à prefeitura. O atual prefeito, Jorge Pozzobom (PSDB), concorre à reeleição, bem como seu atual vice, Sergio Cechin (Progressistas), que também busca a chefia do Executivo.

Conforme levantamento realizado pela Studio Pesquisas e Consultoria Ltda divulgado em 23 de outubro, o atual prefeito lidera as intenções de voto com 22,8%. Já o atual vice divide a segunda colocação com o vereador Luciano Guerra (PT), tecnicamente empatados com 17,7% e 15,7%, respectivamente.

Além desses, também concorrem à Prefeitura de Santa Maria: Evandro Behr (Cidadania), Jader Maretoli (Republicanos) e Marcelo Bisogno (PDT).

Pelotas

No Sul do RS, Pelotas tem 240.948 eleitores e é governada por Paula Marcarenhas (PSDB), que concorre à reeleição. Além da atual prefeita, concorrem Coronel Napoleão (PRTB), Dan Barbier (PDT), Eduardo Ligabue (PCO), Fetter (PP), Ivan Duarte (PT), João Carlos Cabedal (MDB), Júlio Domingues (PSOL), Marcelo Oxley (Podemos), Marco Marchand (DEM) e Tony Sechi (PSB).

Nenhuma pesquisa de intenção de votos da cidade foi divulgada durante a corrida eleitoral.

Cobertura das eleições 2020

Neste domingo, o Brasil de Fato vai realizar uma cobertura minuto a minuto da apuração dos votos em todo o Brasil. A partir das 17h, horário de abertura das urnas e divulgação das pesquisas boca de urna, inicia uma live com as últimas estimativas, ao lado de convidados que vão repercutir o pleito.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa. 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko