Saúde e Prevenção

Novembro azul: sem sintomas, exame é a melhor prevenção contra câncer de próstata

Preconceito em torno do assunto contribui para a doença ser a segunda que mais acomete homens

Ouça o áudio:

O Centro de Referência em Saúde do Homem aproveita o mês de prevenção ao câncer de próstata para esclarecer o público masculino sobre a doença - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Grande parte desses casos ainda envolve preconceito e falta de informação sobre o assunto

Em 17 de novembro, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, o Instituto Lado a Lado Pela Vida foi o primeiro a adotar a campanha novembro azul com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. 

De acordo com o Instituto, 95% dos casos são diagnosticados em estágio avançado, uma vez que, na fase inicial, a doença não apresenta sintomas e a quantidade da homens que realizam o exame constantemente ainda é baixa.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, somente em 2020, o Brasil já registrou 65.840 casos e, em 2018, foram contabilizadas 15.576 mortes pela doença. No entanto, quando o diagnóstico é realizado precocemente, as chances de cura são de 90%.

::Agrotóxicos podem ser a causa de casos de câncer e malformação?::

Cátia Benevides, professora-pesquisadora Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), explica que o câncer de próstata é a segunda doença mais comuns entre os homens, estando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

São 70 mil novos casos por ano sendo que, em 75% dos casos, os pacientes têm mais de 65 anos segundo o Inca.

Benevides alerta que isso não significa que os mais jovens não precisam estar atentos, já que também são acometidos pela doença. “Grande parte desses casos ainda envolve preconceito e falta de informação sobre o assunto”, ressalta. 

Ela ressalta a necessidade de “deixar o preconceito de lado e buscar informações, ajuda. Informar e esclarecer é uma obrigação social que pode salvar vidas. Costumo dizer que quem procura acha, e quem acha cura”.

A pesquisadora ressalta que, além da idade, existem outros fatores de risco para a doença. 

“Tem outros fatores de risco, como obesidade, sobrepeso e histórico familiar. É importante também observar que, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Por isso, a realização dos exames preventivos se torna muito importante”.

Leia também: Nem todo paciente com câncer está no grupo de risco da covid-19

Na fase avançada da doença, entretanto, os sintomas aparecem: dificuldade para urinar, presença de sangue na urina, dor óssea e até mesmo insuficiência renal. 

"O tratamento pode ser feito através de acompanhamento clínico ou de cirurgia, vai depender muito do estágio da doença. Buscar informação e apoio médico são as melhores decisões que o homem pode tomar em relação a sua saúde.”

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que tem o formato de uma maçã e está localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto, envolvendo a parte inicial da uretra. Ela é responsável por produzir parte do sêmen, que contém os espermatozoides.

O câncer nesta região é caracterizado pelo aumento desordenado das células cancerígenas. Em alguns casos, o crescimento pode se dar de forma rápida, espalhando-se por outro órgãos e podendo levar à morte. O mais comum, no entanto, é ocorrer de forma lenta: cerca de 15 anos para atingir um centímetro.

Edição: Leandro Melito