Rio Grande do Sul

ELEIÇÕES 2020

Esquerda garante presença no segundo turno em três das cinco maiores cidades do RS

Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas seguem com candidatos ou do PT ou do PCdoB na corrida à prefeitura

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Segundo turno será no dia 29 de novembro - Fernando Frazão / Agência Brasil

Eleitores das cinco cidades gaúchas que, por terem mais de 200 mil eleitores, poderiam ter segundo turno, vão voltar às urnas no dia 29 de novembro. Em três delas, um dos candidatos é do campo da esquerda: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas.

Em todo o Brasil, serão 57 cidades com segundo turno, dentre as quais 18 são capitais. Com apenas 13 dias para buscar votos entre os eleitores que se posicionaram por outras candidaturas e tentar reverter em voto o grande número de abstenções, será um período de intensa movimentação.

As campanhas estão autorizadas a recomeçar já nesta segunda-feira (16). Na sexta (20) reinicia o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, com cinco minutos para cada candidato.

Confira como foi o primeiro turno e quem concorre no segundo nas maiores cidades do estado:

Porto Alegre

Capital é maior colégio eleitoral do estado, décimo maior do Brasil, com 1.098.515 eleitores, Porto Alegre terá segundo turno entre Manuela D’Ávila (PCdoB) e Sebastião Melo (MDB). O atual prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), com 21,07%, 136.063 votos, ficou fora da disputa, sendo o grande derrotado da eleição.

Manuela D’Ávila, na coligação Movimento Muda Porto Alegre, tem como vice Miguel Rosseto (PT).

Melo, na coligação Estamos Juntos Porto Alegre, tem como vice Ricardo Gomes, também do MDB, e conta com o apoio do DEM, Cidadania, Solidariedade, DC, PRTB e PTC.

Fonte: TSE / Reprodução

 

Caxias do Sul

Segundo maior colégio eleitoral gaúcho, com 333.696 eleitores, Caxias do Sul confirmou segundo turno entre Pepe Vargas (PT) e Adiló (PSDB).

O petista, que venceu o primeiro turno com ampla vantagem, está na coligação Caxias pra Frente, tendo como vice Cláudio Libardi (PCdoB) e apoio do PSOL.

Já o tucano, na coligação Levanta Caxias, tem como vice Paula Ioris (PSDB) e apoio do PTB, PSC, Solidariedade e PROS.

Fonte: TSE / Reprodução


Canoas

A maior cidade da região Metropolitana, Canoas, que conta com 250.704 eleitores, terá segundo turno entre Jairo Jorge (PSD) e o atual prefeito, Luiz Carlos Busato (PTB).

Jairo Jorge, na coligação Aliança Municipal de Oposição Amo Canoas, tem Dr Nedy (Solidariedade) como vice e apoio do PSD, Avante, PV, PSB, Podemos e Patriota.

Busato, por sua vez, na coligação Canoas Seguir pra Frente, tem como vice Dario Silveira (PDT) e apoio do PL, Rede, PTB, MDB e DEM.

Fonte: TSE / Reprodução

 

Pelotas

No Sul do estado, com 240.948 eleitores, Pelotas terá segundo turno entre a atual prefeita, Paula Mascarenhas (PSDB) e Ivan Duarte (PT). Paula teve ampla vantagem neste domingo.

A tucana, na coligação Vamos em Frente Pelotas, tem Idemar Barz (PTB) como vice e apoio do DC, PSL, PL, Solidariedade, PSD e Republicanos.

O petista concorreu sem coligação, tendo sua correligionária Iyá Sandrali como vice.

Fonte: TSE / Reprodução

 

Santa Maria

Quinto maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, Santa Maria, com seus 204.282 eleitores, terá segundo turno entre Sérgio Cecchin (PP) e o atual prefeito, Jorge Pozzobom (PSDB). Numa disputa parelha, a diferença entre os candidatos neste domingo foi de 2.138 votos.

Sérgio Cecchin, na coligação Santa Maria Agora Sim, tem como vice Dr. Francisco (MDB), e apoio do PROS, PRTB, Solidariedade, PL, Patriota e Avante.

Já Pozzobom, da coligação Em frente Santa Maria, tem como vice Rodrigo Décimo (PSL) e apoio do PTC, DEM, PTB e Podemos.

Fonte: TSE / Reprodução

Edição: Katia Marko