Rio Grande do Sul

Eleições 2020

Juliana Brizola e PDT decidem apoiar Manuela no segundo turno

Apoio trabalhista vai juntar as três mulheres de esquerda no mesmo palanque na capital gaúcha

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Juliana Brizola, do PDT, vai apoiar Manuela D´Ávila no segundo turno - Divulgação

Quarto lugar na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, Juliana Brizola, do PDT, vai apoiar Manuela D´Ávila no segundo turno. E com ela irão os trabalhistas. A decisão acaba de ser tomada em reunião da executiva da legenda, segundo anúncio da própria Juliana em seu perfil no Twitter. “O PDT definiu apoio programático à Manuela D´Ávila no segundo turno em Porto Alegre”, postou a neta de Leonel Brizola minutos atrás. 

Ela ainda acrescentou: “Apresentaremos carta compromisso com posições que não abrimos mão. Como dito anteriormente, não seremos puxadinho de ninguém. Queremos compromisso com as causas e com a cidade”. 

É segunda candidata a anunciar seu apoio à Manuela. Na segunda-feira, Fernanda Melchionna, do PSOL, já havia se unido à candidatura do PCdoB/PT. Assim, Manuela, Fernanda e Juliana, as três mulheres que concorreram por partidos de esquerda e centro-esquerda estarão juntas no mesmo palanque. 

“Muito debate” 

Deputada estadual, Juliana obteve 6,41% dos votos no primeiro turno. É a segunda candidata a anunciar seu apoio à Manuela. 

No final da tarde, Juliana já informara, através da mesma rede social, que defenderia o apoio à Manuela no encontro. “Aos que reclamaram do tempo: em partido grande é assim, definimos as coisas com muito debate. O apoio se dará por meio de compromissos divulgados em breve”, explicou. Em 2016, Juliana foi candidata à vice-prefeita na chapa de Sebastião Melo, do MDB, então coligado com o PDT. Hoje, com o apoio de bolsonaristas, Melo é o adversário de Manuela. 

Marina Silva também apóia

No mesmo dia, também pela mesma rede social, a ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata à presidência da República, Marina Silva, informou que seu partido, a REDE, estará ao lado de Manuela. 

“Nesse momento tão difícil do nosso país, ter uma mulher com o compromisso e qualidade política de Manuela na defesa da democracia, dos direitos humanos e no combate às desigualdades sociais é um sopro de esperança”, escreveu.

O terceiro colocado, o atual prefeito Nélson Marchezan Jr. não deverá respaldar ninguém na segunda rodada das eleições municipais. Seu partido, o PSDB, liberou o voto dos filiados.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa. 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko