Minas Gerais

LUTO E LUTA

Em BH, movimento negro convoca protesto por João Alberto na porta do Carrefour

Manifestação começa às 15h na avenida Afonso Pena com Rua Guajajaras e ecoa o lema “Nossas vidas importam”

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Na foto, ato contra o genocídio negro em São Paulo (SP), em 2014 - Foto: Mídia NINJA

Negros e negras de Belo Horizonte irão manifestar sua dor frente à morte de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, homem negro que foi espancado por seguranças brancos na unidade do Carrefour em Porto Alegre (RS). O ato acontece às 15h de hoje (20), em frente ao Carrefour da avenida Afonso Pena com Rua Guajajaras, Belo Horizonte.

O nome do ato “Luto e Luta – por João Alberto e por nós! Nossas vidas importam!” reflete a preocupação com o extermínio da população negra. A coordenadora do Diretório Central dos Estudantes da UFMG e uma das organizadoras do ato, Luiza Datas Cruz, chama atenção de que o caso não é único, nem mesmo dentro do próprio Carrefour.

Vidas Negras Brasileiras Importam

A Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT-MG organiza e convoca para ato de protesto hoje às 17hs em frente o Carrefour da Av. Barão Homem de Melo  - Nova Suíça - BH.


Chamada para ato / divulgação

:: Leia também: Sete vezes em que o Carrefour atuou com descaso e violência ::

“Não é a primeira vez que a gente vê algo desse tipo acontecendo por seguranças do Carrefour. Não vamos culpar o trabalhador, mas existe na estrutura de poder [do supermercado] alguma orientação de como agir nessas situações”, argumenta.

Luiza reflete que o protesto tem o objetivo de convocar as pessoas a se posicionarem frente a uma situação racista, “não deixar passar as barbaridades que acontecem” e transformar os posicionamentos que já acontecem nas redes sociais em ações do dia a dia. A manifestação está sendo chamada em Belo Horizonte pelo Núcleo Rosa Egipcíaca, do PSOL.

Dia da Consciência Negra

O caso é extremamente simbólico, visto que aconteceu às vésperas do Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi, 20 de novembro.

Também em Belo Horizonte, acontece na Ocupação Pátria Livre no sábado (21) a programação: “Nossas vidas importam. Vamos falar sobre nós?”. Às 16h, uma Roda de Conversa sobre Racismo Institucional, às 17h apresentações de artistas da Pedreira Prado Lopes, e às 18h uma conversa sobre “Racismo religioso existe?” e ensaio aberto do bloco de carnaval Yourubloco.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Edição: Elis Almeida