Rio Grande do Sul

Pandemia em números

RS soma mais de 293 mil infectados e 6.447 vítimas fatais 

Nas últimas 24h, foram contabilizados 3.414 novos casos e 37 vítimas por conta da covid-19

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mapa traz 13 regiões em bandeira vermelha; governo alerta para o aumento em todos os indicadores monitorados e reforça necessidade de obediência aos protocolos - Divulgação

Com 37 óbitos registrados nas últimas 24 horas, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta sexta-feira (20), sobe para 6.447 o número de vítimas por covid-19 no Rio Grande do Sul. O estado também já registra 293.221 infectados pela doença, com a confirmação de 3.414 novos casos pela SES. Dos casos confirmados, 269.603 (92%) são tidos como recuperados.

As vítimas fatais foram registradas nas cidades de Porto Alegre (4), Uruguaiana (3), Canoas (2), São Leopoldo (2), Alvorada (2), Esteio (2), Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Santa Maria, Gravataí, Pelotas, Erechim, Sapiranga, Ijuí, Carazinho, Guaíba, Bagé, Canela, Rosário do Sul, Panambi, Butiá, Giruá, Canguçu, Tuparendi, São José do Ouro, Bom Jesus, Jóia e Três Forquilhas. 

A taxa de ocupação de leitos de UTI em todo o RS estava em 75,5%, às 18h de hoje, sendo 1.912 pacientes em 2.531 leitos de UTI. Já em Porto Alegre, a taxa de ocupação fechou a sexta-feira em 88,70%. 

Mapa Preliminar traz 13 regiões com bandeira vermelha 

O mapa preliminar do Distanciamento Controlado da 29ª roda traz 13 regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto). Ao divulgar o mapa, o governo do estado alertou sobre o aumento em todos os indicadores monitorados pela equipe do Distanciamento Controlado. 

As regiões de Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Canoas e Ijuí, que já haviam sido classificadas como risco alto na rodada vigente, seguem em vermelho. Somam-se a elas, na atual rodada, as regiões de Caxias do Sul, Uruguaiana, Erechim, Palmeira das Missões, Porto Alegre, Passo Fundo, Guaíba, Santa Maria e Lajeado.

As demais oito regiões covid estão na bandeira laranja (risco epidemiológico médio). Entre elas, Santo Ângelo, Santa Rosa e Cruz Alta, que foram consideradas de risco alto na 28ª semana.

Segundo o Executivo estadual, houve elevação de 65% (de 171 para 282 casos) no número de óbitos e de 27% (de 923 para 1.171 casos) nas hospitalizações confirmadas por covid-19. Por isso, o governo reforça a necessidade da população seguir os protocolos e as regras sanitárias estabelecidas pelo modelo.

Veja aqui o mapa preliminar completo. 

País tem mais de 6 milhões de infectados e de 168 mil vítimas fatais 

Conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados, nesta sexta-feira, 552 óbitos e 38.397 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 168.613 mortes e 6.020.164 de contaminados pelo novo coronavírus. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo
de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira