Racismo

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 23 de novembro de 2020

Coalizão Negra por Direitos pede ao MPF e MP-RS investigação sobre o espancamento e morte de João Alberto

Ouça o áudio:

Manifestação no MASP em São Paulo (SP) contra o assassinato de João Alberto em Porto Alegre (RS) - Paulo Pinto/ FotosPublicas

A Coalização Negra por Direitos recorreu ao Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) para pedir a abertura de investigação por conduta de racismo e violência, contra o supermercado Carrefour e a empresa de segurança privada Vetor.

A advogada da Coalizão Negra por Direitos, Sheila de Carvalho afirma que a empresa Vetor é responsável também pela segurança dos hipermercados Extra, que possui histórico de violência seguida de morte. Sheila avalia que a representação é "para que as empresas citadas sejam cobradas e responsabilizadas pelas diversas violações de direitos". 

Jair Bolsonaro não se manifestou sobre a morte de João Alberto. O vice-presidente, Hamilton Mourão, respondeu a uma pergunta sobre o assassinato dizendo que no Brasil não existe racismo. Segundo Mourão, tentam “importar” o racismo para o país. Adriano Sousa da Uneafro-Brasil, avalia que a fala do vice-presidente "só reafirma o racismo estrutural em que vivemos".

Jornal Brasil Atual também recebe nesta segunda-feira (23), a médica sanitarista presidenta do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), e pesquisadora da Fiocruz, Lúcia Souto, para comentar a possibilidade de que o Estado brasileiro tenha que desperdiçar 6,8 milhões de testes para diagnóstico de coronavírus, que podem perder prazo de validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021.

Nesta segunda, Jair Bolsonaro afirmou que a responsabilidade por esses testes é de governadores e prefeitos, e não de seu governo. 

Continua após publicidade

Confira todos os destaques do dia e a entrevista com Lúcia Souto no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

 

Edição: Mauro Ramos