Rio Grande do Sul

Combate à violência

Defensoria fará mutirão de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica

Nesta quarta-feira (25), Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, DPE RS realiza ação no centro da Capital

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ação acontecerá nesta quarta-feira (25), no centro da capital gaúcha, a partir das 10h - Divulgação

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe impacto para diversos segmentos e agravou diversas situações, entre elas a violência contra as mulheres, em diversas formas. Tendo em vista essa situação, a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE RS) realizará um mutirão de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, nesta quarta-feira (25), das 10h às 16h, no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico da Capital. A ação marca o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, celebrado no mesmo dia, e os 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Acontece após oito meses em que a entidade ficou sem realizar mutirões de orientação jurídica e atendimento em razão da pandemia de covid-19.

“Durante a pandemia, uma das graves consequências do isolamento social tem sido o aumento significativo dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Mesmo com a disponibilidade de nossos serviços de maneira semipresencial e remota, entendemos que é crucial e significativo promovermos ações presenciais, com todos os cuidados necessários, a fim de facilitar o acesso da mulher vítima de violência aos nossos serviços”, afirma a defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher da instituição, Bruna de Lima Dias. 

A ação é promovida pelo Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher e conta com o apoio da Defensoria Pública, da Polícia Civil, da Prefeitura de Porto Alegre, da Brigada Militar, do Instituto-Geral de Perícias, da Secretaria da Segurança Pública, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, entre outros órgãos, e vai oferecer serviços para o público feminino.

O evento será aberto a toda a população e respeitará as regras de prevenção ao combate ao coronavírus. A unidade móvel da Defensoria Pública estará presente junto da defensora e de servidoras do Núcleo, que irão prestar atendimento às vítimas de violência doméstica e promover a educação em direitos.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira