Alerta

Rio de Janeiro ultrapassa 20 mil mortes por covid, e hospitais reabrem leitos de UTI

Secretarias estadual e municipal de saúde suspenderam cirurgias eletivas a partir do próximo dia 7 de dezembro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Desde o início da pandemia, o estado do Rio registrou 338.688 casos de covid e 22.028 óbitos em decorrência da doença - Michael Dantas/AFP

O expressivo aumento de casos de covid-19 nos últimos dias fez com que as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde do Rio de Janeiro anunciassem, na última segunda-feira (23), a abertura de 214 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a suspensão, a partir do dia 7 de dezembro, de cirurgias eletivas nos hospitais de urgência e emergência da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.

A demanda das unidades de saúde por leitos nas primeiras semanas de novembro em relação às quatro semanas de outubro teve um salto de quase 100%, passando a mais de mil o número de vagas solicitadas para internação de pacientes com complicações e sintomas mais graves da doença.

Leia mais: Após dois meses, Brasil volta a registrar mais de 200 mil casos de covid por semana

O painel atualizado diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde, a partir de dados fornecidos pelos municípios, mostra que o Rio de Janeiro ultrapassou ontem a marca das 22 mil mortes. A alta em relação ao número de mortes no dia anterior foi de 54%. Desde o início da pandemia, o estado do Rio registrou 338.688 casos de covid e 22.028 óbitos em decorrência da doença.

Região metropolitana

Atrás apenas da capital fluminense (131.433), Niterói, na região metropolitana, tem 17.359 casos desde o início da pandemia e 554 óbitos. Segundo informações do jornal Extra, todas as mortes cinco mortes registradas no Hospital Geral do Ingá, na zona Sul da cidade, entre o dia 19 e a última segunda-feira (23), foram causadas pela covid-19. O hospital tem 60 leitos destinados ao tratamento da doença e 42 deles já estão ocupados.

Leia também: Negros morrem mais que brancos por covid-19 no Rio, aponta pesquisa da Fiocruz

Os leitos para tratamento da doença provocada pelo novo coronavírus estão sendo abertos nas seguintes unidades da cidade: Hospital Estadual Anchieta (25), Hospital Universitário Pedro Ernesto (45), Hospital São Francisco na Providência de Deus (60), Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (25), Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (13), Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz (36), e Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião (10).

A Secretaria Estadual de Saúde informou que todas as cirurgias eletivas de alta complexidade, como oncológica, bariátrica, vasculares, ortopédicas e neurológicas, estão mantidas.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda