Pernambuco

SAÚDE

Mesmo em pandemia, psicóloga reforça a importância do lazer para a saúde mental

A recomendação é que, ao sair, as pessoas tomem cuidados em relação a covid-19

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
Seguindo as recomendações das autoridades em saúde, a chance de contaminação durante o lazer é menor - Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Torta de limão, cookies e brownies. Essas foram algumas das receitas que Luma Souza, de 24 anos, conseguiu fazer durante os primeiros meses de quarentena para driblar os sentimentos constantes de ansiedade, angústia e solidão. “Eu precisava disso para suprir a falta de outras coisas”. 

Durante meses, essa era sua rotina: casa, mercado, banco. Eventualmente, ela precisou ir em outros lugares, mas foi só no final de agosto que passou a ver pessoas fora do círculo familiar. A jovem, que sempre gostou de ficar em casa, começou a sentir a saúde mental abalada. “Foi quando voltaram os cultos da minha igreja. Cheguei a ir três vezes e comecei a ver alguns amigos”, conta. 

Inúmeras pesquisas mostram que no Brasil a população foi bastante afetada psicologicamente durante a pandemia. Uma delas é a pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) entre maio e julho deste ano, que ouviu 1.996 pessoas. Ela mostra que 80% dos brasileiros da amostra desenvolveram ou aumentaram sintomas de estresse, ansiedade e depressão. A média de outros países é um índice de 30%. 

A psicóloga Thayane Barros explica que, apesar de necessário, o período de isolamento social intensificou um quadro de problemas psicológicos no país. "Os efeitos psicológicos negativos de maiores prevalências são o humor deprimido, as alterações no sono, apetite, conflitos familiares, insônia, medo, irritabilidade, a sobrecarga emocional e a exaustão mental”, explica. Ela ainda ressalta que, a depender do contexto social em que se vive, esses problemas podem ser mais ou menos graves. 

Após a reabertura do comércio em Pernambuco, da liberação de bares e ambientes de passeio, o cenário não é mais de isolamento total. Pessoas que trabalham diariamente relatam sentir a necessidade de descansar. Assim, a psicóloga recomenda o lazer e a socialização com cuidado. “O lazer é um fator protetivo para nossa saúde mental, uma vez que proporciona descanso, divertimento e até desenvolvimento”. Para isso, ela indica ambientes abertos livres, espaços ventilados e enfatiza a necessidade do uso das máscaras, trocá-las após três horas de uso ou quando começarem a sentir umidade nelas e ter sempre álcool em gel consigo. “O importante é lembrar que a pandemia não acabou e evitar aglomerações ainda é necessário; ter cautela e bom senso", alerta.

Edição: Vanessa Gonzaga