Rio Grande do Sul

PANDEMIA AVANÇA

Com novo recorde de internações, RS registra 47 óbitos e 2.491 novos casos de covid

Estado já acumula 6.686 mortes e 308.647 infectados desde o início da pandemia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Nas últimas 24 horas, foram confirmados 47 óbitos e 2.491 novos casos de covid-19
Nas últimas 24 horas, foram confirmados 47 óbitos e 2.491 novos casos de covid-19 - Denis LOVROVIC / AFP

Pelo segundo dia consecutivo, o Rio Grande do Sul registrou recorde de pacientes internados em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) por covid-19, desde o início da pandemia. Na tarde desta quinta-feira (26), a Secretaria Estadual da Saúde registrava 770 pessoas internadas em estado grave, superando a marca de 755 de ontem, que já havia sido maior que os números registrados no inverno.

Somados os 147 casos suspeitos da doença em leitos de UTI, o número chega a 917 pacientes. O agravamento da pandemia também é verificado pelo novo recorde de pacientes diagnosticados com covid-19 em leitos clínicos no estado, que chegou a 1.178 . Além disso, há 619 casos suspeitos nessa situação.

A taxa de ocupação de leitos de UTI, que ontem estava em 75,8%, alcançou 79,2% de ocupação na tarde desta quinta. A ocupação na rede pública está em 75,5% e na privada em 98.9%. Das 21 regiões covid, 7 estão com mais de 80% dos leitos ocupados: Uruguaiana, Cachoeira do Sul, Canoas, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Taquara e Capão da Canoa.

Em Porto Alegre, a taxa de ocupação também subiu se comparado com o dia anterior, chegando a 91,95% na tarde de hoje. Dos 697 leitos sob uso, 262 são de pacientes com diagnóstico confirmado para covid-19 e 16 com suspeita da doença. Nesta quarta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) solicitou a representantes de hospitais da Capital a reabertura de leitos de UTI Covid. Inicialmente, serão mais oito leitos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e 20 no Hospital Vila Nova.

Mortes e infecções em alta

Foram registrados 47 óbitos registrados nas últimas 24 horas, conforme boletim da SES divulgado nesta quinta-feira (25). Com isso, sobe para 6.686 o número de vítimas por covid-19 no Rio Grande do Sul.

As vítimas fatais registradas hoje foram em Porto Alegre (12), Canoas (5), Viamão (3), Ijuí (3), Erechim(2), Tramandaí (2), Rosário do Sul (2), Lagoa Vermelha (2), Novo Hamburgo, Gravataí, Pelotas, Alvorada, Rio Grande, Cachoeirinha, Campo Bom, Santo Ângelo, Taquara, Charqueadas, Palmeira das Missões, São Lourenço do Sul, Estação, Arroio do Sal, Jaguari e Paraíso do Sul. 

O estado também já registra 308.647 infectados pela doença, com a confirmação de 2.491 novos casos pela SES. Dos confirmados, 284.992 (92%) são considerados recuperados.

País tem mais de 171 mil vítimas fatais

Conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados, nesta quinta-feira, 691 óbitos e 37.614 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 171.460 mortes e 6.204.220 de contaminados pelo novo coronavírus. Os países com mais óbitos são: Estados Unidos (262 mil), Brasil (171 mil), India (135 mil), México (103mil), Reino Unido (56 mil), Itália (52 mil), França (50,3 mil), Irã (46 mil), Espanha (44 mi) e Argentina (37,3 mil)

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira