Paraná

Educação

Em Curitiba, artistas realizam ato em apoio aos professores em greve de fome

Os professores grevistas estão acampados em frente ao Palácio Iguaçu há 8 dias

Paraná |
Professores paranaenses estão em greve de fome há 8 dias e pedem que o governo dialogue - APP Sindicato

Já são oito dias que dez professores paranaenses estão em  greve de fome pedindo a imediata suspensão da prova seletiva para contratação de professores e professoras temporários para a educação, proposto pelo Governo Ratinho Jr. O ato extremo que levou os profissionais iniciarem greve de forme se deve à falta  de diálogo por parte do governo. Para apoiar os grevistas, artistas farão um ato de apoio nesta quinta feira, 26, a partir das 16h30, em frente ao Palácio Iguaçu.

Segundo um dos organizadores do ato, o músico e pesquisador Ulisses Galetto, o objetivo é sensibilizar a sociedade e pressionar o governo para que os professores sejam atendidos. “Nossa convocação é para todos e todas que se sentem tocados por essa injustiça. O objetivo é ir até o Palácio Iguaçu apoiar os professores, fazer fotos, postar nas redes sociais marcando o Governador Ratinho Jr para que eles não possam mais fingir que não estão vendo nada”, explica.

Além da  suspensão do edital, os professores também tem outras reivindicações, tais como:

1. A organização da Prova (item 1.1 do Edital): em outros anos a organização era promovida pela própria Seed, utilizando-se da estrutura que se tem da documentação escolar nos municípios. No que se propõe o governo, a organização e realização deste concurso é de responsabilidade do Cebraspe, entidade de Brasilia ligada a UNB responsável por um conjunto de avaliações estandardizadas pelo Brasil afora;

2. valores da inscrição (item 6.1 do Edital): os concursos anteriores não representavam custos para os candidatos(as). Este, no entanto, tem valores que vão de R$ 60,00 reais para a inscrição em um disciplina a R$ 105,00 para duas disciplinas. Grande maioria dos(as) candidatos(as) inscreve-se para duas disciplinas, uma vez que isso aumenta suas possibilidades de conseguir a vaga.

3. grupo de risco (item 3.3.2.1 do Edital): pelo edital estas pessoas estão impedidas de fazerem a prova. Enquadram-se neste caso pessoas acima de 60 anos, as que têm doenças crônicas como diabetes e hipertensão entre outras. Trata-se de uma medida discriminatória uma vez que estas doenças não podem ser impeditivas de participação em um concurso público;

4. realização da prova (item 1.3.2 do Edital): a prova será realizada durante a pandemia em cidades polos com a movimentação e aglomeração de mais de 90 mil professores(as). Em determinado artigo do edital (item 8.21.2 do Edital), abre-se a possibilidade do não uso de máscaras colocando em risco a saúde de todos(as);titulações (item 6.4.2 do Edital): iguala as graduações de Licenciado(a), Bacharel e Tecnólogo(a), e permite que o Bacharel e Tecnólogo(a) lecione em todas as disciplinas e não apenas nas disciplinas técnicas, sendo que segundo o Ministério da Educação (MEC) o bacharelado só pode atuar como professor se realizar um curso de Complementação Pedagógica, em nível de especialização.

Edição: Gabriel Carriconde