Rio Grande do Sul

MEMÓRIA

São Leopoldo celebra 44 anos do Museu do Trem com programação especial

Evento será virtual, entre os dias 26 e 28 de novembro, promovendo vídeos sobre histórias relacionadas ao trem

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Museu do Trem de São Leopoldo realiza mostra virtual de vídeos, para celebrar aniversário. Proposta é exibir histórias invizibilizadas relacionadas ao trem. - Divulgação

O Museu do Trem de São Leopoldo completa 44 anos na próxima quinta-feira (26) com uma programação especial de aniversário. De 26 a 28 de novembro, serão promovidos uma série de vídeos relacionados ao museu e à história do trem na página oficial do Facebook do Museu do Trem. O evento é uma realização da Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio do Museu do Trem e Secretaria Municipal da Cultura e Relações Internacionais (Secult).

Segundo informa o Museu, a programação de aniversário foi organizada em formato digital para que a comunidade possa acompanhar sem sair de casa, da mesma forma que a programação normal do Museu, que precisou ser readaptada na pandemia. “O Museu do Trem ao longo deste ano pandêmico realizou importantes ações de acolhimento dos públicos, assim como foi impulsionador da aproximação entre museus ferroviário brasileiros, mas não deixou de cuidar do espaço físico para que o cartão postal da cidade possa sempre ser mirado pelos vizinhos do entorno”, ressalta a coordenadora do Museu, a museóloga Alice Bemvenuti.

Alice ainda salientou a importância do Museu para a história da cidade: “O Museu do Trem de São Leopoldo nasce na década de 1970, precisamente no ano de 1976, e ao longo de 44 anos tem se dedicado a salvaguardar o patrimônio ferroviário e impulsionar encontros com esse patrimônio, testemunho não só de uma tecnologia, mas de um acontecimento que mudou a vida cotidiana dos brasileiros, dos leopoldenses em especial.”

"Vídeos para exercitar a escuta"


Trecho do vídeo "Mulheres Negras - Tua Voz", exibido na programação especial de aniversário do Museu do Trem / Divulgação

A coordenadora do museu também ajudou a produzir um dos vídeos da programação de aniversário, intitulado "Mulheres Negras – tua voz". Ela afirma que a produção do audiovisual teve o objetivo de exercitar a escuta, para que as pessoas ouçam o que as mulheres negras têm a dizer.

"Ninguém tem o poder de dar voz ou outro, mas podemos exercitar a escuta como uma maneira de reconhecer e compreender as necessidades pelas quais lutam e enfrentam. O tema é bastante complexo e portanto, o Museu do Trem recebeu a proposta de aproximar esse tema, da história do povo negro como parte fundamental da ferrovia, mas que pouco é abordado", afirma a museóloga.

Salienta também que a invisibilidade da história do povo negro se repete na história do trem, justamente por isso esses temas estão sendo apresentados nessa mostra de vídeos especial de aniversário. "O Museu do Trem enfatiza a importância de práticas museológicas também estarem fundamentadas em práticas antirracistas, antimachistas e antifascistas", conclui.


Trecho do vídeo "Mulheres Negras - Tua Voz", exibido na programação especial de aniversário do Museu do Trem / Divulgação

Confira a programação

Dia 26, às 9h:
- vídeo ANIVERSÁRIO Museu do Trem. (Duração: 10min). Participação de funcionários, estagiários, ferroviários, museóloga Alice Bemvenuti, secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos e prefeito Ary Vanazzi.

Dia 26, às 18h:
- vídeo MUSEU VIVO. (duração: 8min) Produzido por Luís Vieira, com concepção artística de Alice Bemvenuti e Luís Vieira. Um passeio pelo Sítio Histórico, mostrando o acervo ao ar livre e o espaço expositivo dentro do prédio da antiga Estação mostrando objetos e fotografias.

Dia 27, às 18h:
- vídeo MULHERES NEGRAS, TUA VOZ. (duração: 10 min). Produzido por acadêmicas do Pós-Graduação em Educação, PUCRS, em parceria com o Museu do Trem.  Depoimentos de mulheres negras. Participação especial de Andréa Rodrigues Silva, Cíntia Rodrigues, Daiana da Rosa, Nadir Maria de Jesus, Rosângela Hilário e Suzi da Silva Santos.

Dia 28, às 18h:
- vídeo VAG...ANDO!? vídeo em Dança (duração: 5 min). Performance que transita pelos espaços do Museu do Trem, realizada por acadêmicos e bailarinos desenvolvida durante o Curso de graduação em Dança (UERGS), num percurso de investigação de movimentos corporais. Direção: Mauro Schneider. Participação dos bailarinos: André Jacobi, Claudio Oliveira Junior, Mauro Schneider e Shirlei Samantha Marques Ferreira.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira