Rio Grande do Sul

Pandemia em números

RS tem mais de 311 mil infectados e de 6 mil mortes em decorrência da covid-19

Ocupação de leitos de UTI no estado ultrapassou a marca de 80% nesta sexta-feira

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Segundo governo estadual, RS passa pelo pior momento da pandemia
Segundo governo estadual, RS passa pelo pior momento da pandemia - PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP

Com 39 óbitos registrados nas últimas 24 horas, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta sexta-feira (23), sobe para 6.725 o número de vítimas por covid-19 no Rio Grande do Sul. O estado também já registra 311.123 infectados pela doença, com a confirmação de 2.622 novos casos pela SES. Dos confirmados, 287.980 (93%) são considerados recuperados. O estado fecha a semana com a taxa de ocupações de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo, mais alta dos últimos dias, 80,5%.  

Porto Alegre foi a cidade com o maior número de vítimas fatais registradas hoje, totalizando 16 óbitos. Os demais foram registrados em Rosário do Sul (2), Caxias do Sul, Canoas, Passo Fundo, Novo Hamburgo, Alvorada, Rio Grande, Esteio, Viamão, Uruguaiana, Alegrete, Tramandaí, Taquari, São Sebastião do Caí, Capão do Leão, Espumoso, Nonoai, Bom Jesus, Caraá, Jaguari, Colorado e Muitos Capões. 

Hospitalizações em alta

O estado fechou a sexta-feira com a taxa de ocupações em leitos de UTI mais alta da semana, com 80,5%. De um total de 2.538 leitos de UTI, 2.044 encontram-se ocupados. Destes, 773 (37.8%) são paciente com diagnóstico confirmado para covid-19 e 166 com suspeita da doença, totalizando 939. Fora da UTI, são mais 1.778 pessoas internadas, sendo 1.166 confirmados e 612 casos suspeitos. 

Na capital gaúcha, a taxa de ocupação também subiu, chegando a 93,11% na tarde de hoje. Porto Alegre está entre as sete capitais com taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos superiores a 80%, segundo o boletim da Fiocruz divulgado nesta quinta-feira (26). Segundo a entidade, o RS está entre os estados com a maior taxa de mortalidade por covid-19, juntamente com  Amapá, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Paraná, Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. Assim com uma das maiores taxas de incidência de SRAG.

Governos lançam medidas

Nesta sexta, a prefeitura de Porto Alegre decretou que, a partir da próxima segunda-feira (30), eventos sociais como festas de casamentos e aniversários estarão proibidos na cidade. Em locais privados, fica obrigatório o distanciamento de dois metros entre as pessoas, assim como já estava determinado para parques, praças e espaços abertos ao público.

O governo gaúcho, por sua vez, orientou hospitais a reativarem estruturas e equipes de profissionais da saúde assim como estavam estruturadas no primeiro pico da pandemia, a fim de manter capacidade máxima no atendimento à covid-19.

Todo estado em bandeira vermelha

Ao divulgar o mapa preliminar da 30ª semana do Distanciamento Controlado, nesta sexta-feira (27), que pela primeira vez trouxe todas as regiões gaúchas sob bandeira vermelha, o governo do Rio Grande do Sul afirmou, em nota, que o estado “passa pelo momento mais crítico da pandemia de coronavírus”. O Executivo destaca que o número de pacientes internados em leitos clínicos e em UTIs atingiu o pico da série histórica.

Brasil soma quase 172 mil mortes

Conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados, nesta sexta-feira, 514 óbitos e 34.130 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 171.974 mortes e 6.238.350 contaminados pelo novo coronavírus. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo
de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira