Soropositividade

Luta contra preconceitos: programa Bem Viver adentra o Dia Mundial de Combate à Aids

A ciência garantiu avanços no tratamento, mas a discriminação e o imaginário social ainda são desafios

Ouça o áudio:

Criado em 1991 por um grupo de artistas nova iorquinos, o laço vermelho é um símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS - Shutterstock
Sistema Único de Saúde (SUS) garante gratuidade no tratamento desde 1996

Nesta terça-feira (01) o programa Bem Viver se junta a luta do Dia Mundial de Combate à Aids. Mesmo após 40 anos do surgimento da doença e dos avanços no tratamento, o HIV ainda é alvo de muitas dúvidas e preconceito. Na defesa dos direitos de quem vive com HIV, a edição atualiza as informações sobre as formas de contágio, terapia e superação de estigmas. 

Para tanto, o programa entrevista a cientista social Kelly Vieira, que faz um panorama sobre a situação da Aids no Brasil. Há 14 anos Kelly Vieira dedica-se a temas como sexualidade, gênero, direitos sexuais e políticas públicas. A cientista destaca a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), a exemplo da gratuidade no acesso  assegurada desde 1996. 

:: Cortes na saúde colocam em risco políticas de combate à Aids no Brasil ::

A edição acompanha também o aumento de casos de covid-19 no Brasil nas últimas semanas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a situação do país é preocupante, e que o período com baixas taxas de contágio foi curto. São Paulo é o estado com a maior incidência de casos. Nesta segunda-feira (30), o governador João Doria (PSDB) anunciou que todo o estado retornou a fase amarela do Plano São Paulo de combate ao coronavírus.

:: Assassinatos e atentados por fins políticos aumentaram quase 200% nas eleições 2020 ::

O Bem Viver detalha também as medidas restritivas adotadas em Curitiba (PR), diante do aumento do números de casos. Serão fechados estabelecimentos destinados ao entretenimento e atividades sociais, tais como casas de festas e bufês. Fora isso, outras atividades como museu e restaurantes seguem funcionando sob medidas restritivas.  

:: Itamar Assumpção: um museu dedicado à negritude e à genialidade do “Nego Dito” :: 

Já no quadro Mosaico Cultural, o programa aborda o ofício das baianas de acarajé, um saber tradicional que é patrimônio cultural brasileiro. A presidenta da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Rita Ventura, explica que a atividade surgiu há mais de 300 anos, no contexto de escravidão. Na época, mulheres negras escravizadas comercializavam acarajé e adquiriam sua alforria com o dinheiro das vendas. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir