Rio Grande do Sul

Economia Solidária

Feicoop apresenta 1ª Mostra de arte, cultura e diversidade da economia solidária

As apresentações artísticas e culturais que são características da Feira serão realizadas de forma virtual até o dia 15

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Edição especial da Feicoop terá a 1ª Mostra de arte, cultura e diversidade da economia solidária - Feicoop

A Feira Internacional de Cooperativismo e Economia Solidária (Feicoop), este ano, terá uma edição especial, totalmente online, em função da pandemia. Da mesma forma, as apresentações artísticas e culturais que são características da Feira serão mantidas de forma virtual, apresentadas como a "1ª Mostra de arte, cultura e diversidade da economia solidária"

Depois do cancelamento da 27ª edição do evento por conta da pandemia, as organizações que se somam na realização do evento passaram a desenvolver a estratégia alternativa, concebendo a edição especial, estendida e online, que deverá durar até o dia 15 de dezembro de 2020. A feira é realizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, tendo como apoiadores a Cáritas Rio Grande do Sul, entidades, organizações, movimentos, pastorais e empreendimentos de economia solidária, também contando com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria e do Instituto Federal Farroupilha.

Programação

As atividades serão variadas, com apresentações musicais, de poemas e performances. Diversas entidades e movimentos irão construir as apresentações da mostra, cada apresentação terá diversas plataformas onde poderão ser acompanhadas, sendo que a Rede Soberania irá transmitir todas as apresentações, em sua página do Facebook e Youtube. O Brasil de Fato RS e a Rede Soberania também organizam algumas das apresentações da mostra. Confira aqui a programação até o final de semana. A programação completa até o dia 15 está disponível neste link.

02/12 - 21h
Evento: Co-Rap - Cultivar, Resistir, Renascer
Descrição: O Coletivo de Resistência Artística Periférica passa por um momento de renovação em sua trajetória de mais de 10 anos atuando na cultura santamariense. Contando com o apoio de artistas e outros sujeitos do movimento, traz uma noite de manifestações artísticas e registros documentais que simbolizam a força do Hip Hop como forma de luta e emancipação.
Promoção: CORAP – coletivo de resistência artística periférica
Mídia e Plataforma: Rede SoberaniaBrasil de Fato RS e Cáritas Brasileira

03/12 - 20h
Evento: Respiros para o bem viver
Descrição: Os Quixotescos é um grupo de teatro, de São Leopoldo/RS, que atua com clássicos da literatura, com intenção de colaborar na construção de um mundo melhor. Nesta noite nos aliamos ao Outro Mundo Acontece para apresentar alguns respiros pelo bem viver através da música, dança, fotografia, poesia, artes cênicas e palhaçaria de diversos artistas.
Promoção: Os Quixotescos, Outro Mundo e Acontece Mídia
Plataforma: Os Quixotescos, Rede Soberania, Brasil de Fato RS e Cáritas Brasileira

04/12 - 20h
Evento: Show virtual do Unamérica na Fábrica de Gaiteiros em Barra do Ribeiro/RS
Descrição: O Unamérica estará comemorando 37 anos de história e quer aproveitar esse momento de homenagem à economia solidária e organização popular e realizar a gravação do show, que servirá de material para um DVD.
Promoção: Rede Soberania e Brasil de Fato RS
Mídia e Plataforma: Rede SoberaniaBrasil de Fato RS e Cáritas Brasileira

05/12 - 20h
Evento: Slam Nós por Nós
Descrição: O Levante Popular da Juventude é um movimento social de jovens que apresentará, nesta noite, várias/os jovens do Rio Grande do Sul, que vão ou gravar slam/poesias/músicas ou fazer ao vivo online. Os Slams têm sido nos últimos anos uma manifestação cultural e política da juventude Brasil a fora, que além do contato com a arte e cultura, permite um ambiente de encontro da juventude.
Promoção: Levante Popular da Juventude
Mídia e Plataforma: Rede SoberaniaBrasil de Fato RS e Cáritas Brasileira

06/12 - 20h
Evento: Todos os gritos pela cultura, arte e informação como meios de Inclusão social
Descrição: O Grito dos Excluídos Continental é uma entidade presente em 10 países que apresentará, nesta noite, atos de resistência e luta através de cantos, danças, poesias, manifestações político culturais.
Promoção: Grito dos Excluídos Continental/ Fórum Popular da Natureza
Mídia e Plataforma: Fórum Popular da Natureza, Rede SoberaniaBrasil de Fato RS e Cáritas Brasileira


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko