Rio Grande do Sul

Debate Virtual

Rede de cooperativas promove ciclo de lives sobre produção de alimentos

Debates acontecem nos dias 3, 10 e 17 de dezembro, sempre às 19h30, no Facebook e Youtube da RedeCoop

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Evento tem como objetivo divulgar e compartilhar a experiência da rede - Divulgação

A RedeCoop, Rede de Cooperativas Gaúchas da Agricultura Familiar, realizará nos dias 3, 10 e 17 de dezembro um ciclo de lives temáticas sobre Produção, Logística e Consumo, sempre às 19h30. Os debates tem como objetivo divulgar e compartilhar a experiência da rede, criada há três anos, para organizar a oferta de alimentos de 44 cooperativas que reúnem 12 mil agricultores familiares em 31 municípios do estado.

De acordo com o presidente da RedeCoop, Charles Lima, nesses três anos, a rede se tornou referência na organização da produção das famílias, na entrega dos alimentos e, também, na abertura de mercados consumidores. “A RedeCoop foi criada para unir cooperativas gaúchas para que juntas possam ofertar alimentos de maneira mais eficiente”, destaca Charles. 

Segundo explica o presidente, a Rede criou um sistema de gestão que consegue otimizar a produção com mínimo desperdício, além de integrar as entregas e conquistar mercados de maneira mais organizada. Desde o início, o foco sempre foi acesso a mercados públicos, como merenda escolar, programa de aquisição de alimentos e editais para fornecer a hospitais, presídios e Exército. Mas a pandemia mudou tudo e as cooperativas precisaram inovar.  

Um exemplo dessa organização foi a rápida resposta da Rede para o fechamento das escolas e a paralisação das feiras no início da pandemia. “Naquele momento, a merenda escolar representava cerca de 80% dos contratos das cooperativas. Nosso estoque ficou represado e o risco econômico para as cooperativas era evidente.”

Em abril, a RedeCoop articulou uma maneira de liberar parte do estoque, com cestas populares, que, desde então, vêm sendo adquiridas semanalmente por diversas entidades, como a CUT-RS e a ADUFRGS-Sindical, e distribuídas para populações em situação de vulnerabilidade. “Muitas cooperativas imediatamente aderiram à ideia e conseguiram se reinventar neste período, criando também sites próprios de venda direta para o consumidor com nosso apoio." 

Após oito meses, Charles acredita que o aprendizado pode se espalhar para outras cooperativas e este é o intuito do ciclo de lives. “Aprendemos muito neste período difícil e também comprovamos que a intercooperação é, sem dúvida, o melhor caminho para as cooperativas. Estamos conseguindo superar essa crise com ideias novas e com a certeza de que podemos ampliar nossa atuação ainda mais.”

A primeira live sobre Produção será realizada nesta quinta-feira, 3 de dezembro, às 19h30, ao vivo no Facebook e Youtube da Rede. O presidente da RedeCoop, Charles Lima, vai mediar a conversa entre lideranças de três cooperativas associadas: Micheli Bresolin (vice-presidenta da Coomafitt), Maristela Ferro (Presidenta da Coonalter) e Sandra Rodrigues (Coordenadora de Hortas e Frutas da Cootap/MST)


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko