Rio Grande do Sul

ECONOMIA SOLIDÁRIA

22ª Feira Estadual de Economia Popular Solidária do RS inicia na segunda (7)

Feira que ocorre no Centro de Porto Alegre oferece artesanato, confecção, produtos da agricultura familiar e alimentação

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Feira inicia na próxima segunda-feira (7) seguindo protocolos sanitários para garantir a saúde dos consumidores e dos feirantes - Reprodução

Após muito diálogo e avaliações sobre sua realização em meio à pandemia, a tradicional Feira Estadual de Economia Popular Solidária do RS, que ocorre anualmente perto do final de ano em frente ao Mercado Público de Porto Alegre, será realizada de forma presencial entre os dias 7 e 12 de dezembro de 2020. Conforme a organização, foi construída junto à Prefeitura da Capital uma série de protocolos sanitários para garantir a saúde dos consumidores e dos feirantes.

“Através das nossas práticas diárias de cooperação, solidariedade, autogestão e respeito a todas as pessoas, suas escolhas e respeito ao meio ambiente, concretizamos a possibilidade para que os que se encontram saudáveis, seguindo todos os protocolos, possam fazer a comercialização e a divulgação dos produtos e serviços da Economia Solidária em nossa feira, por eles e pelos que precisam se manter em isolamento”, afirma a organização.

Em sua 22ª edição, a Feira acontece na semana em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Serão 115 expositores, que representam 664 famílias urbanas e 712 famílias rurais de todo o Rio Grande do Sul. Serão ofertados produtos de artesanato (decorativos e utilitários), confecções, sucos, pães, cucas, bolachas, panetones, sucos naturais de frutas nativas, mel, salames, queijos, vinhos, cachaças e cerveja.

Devido aos cuidados com a pandemia, esta edição não terá apresentações culturais, formações ou seminários, nem abertura oficial. O espaço físico coberto será semelhante ao de 2019, com 1.900 m2, mas vai contar com somente 30% dos estandes de artesanato e confecção (em 2019 eram 121, em 2020 são 36) e metade dos estandes de agricultura familiar (em 2019 eram 22 e neste ano serão 11).

A organização do evento destaca as medidas de segurança acordadas com o Executivo: cercamento da feira; controle do número do público que ingressa na feira, atendendo ao limite de 50% da capacidade de lotação do PPCI; aferição de temperatura de todos para que ingressem no espaço físico da feira somente pessoas sem febre; disponibilização de álcool gel, toalhas de papel; e distanciamento de 5 metros entre as bancas.

Além disso, embora a feira tenha bancas de alimentação e produtos das agroindústrias, não haverá consumo de alimentos dentro da feira, somente a comercialização. Também serão observados uma série pontos básicos, como o distanciamento entre as pessoas, limitação do número de expositores atendendo simultaneamente dentro do estande, não permissão para entrada de consumidores dentro dos estandes, constante higienização com álcool gel de locais e equipamentos que sejam manuseados pelos expositores e consumidores.

As medidas de segurança terão ampla divulgação. Excedendo ainda ao acordado, a organização da Feira vai pulverizar diariamente a área de calçamento interno da feira com desinfetante à base de quaternário de amônio.

“Contamos com o apoio e a compreensão, como também com a cooperação e solidariedade de todos, prestigiando nossa feira, adquirindo os produtos, fortalecendo a economia local e a Economia Solidária”, finaliza a organização do evento.

A Feira Estadual de Economia Popular Solidária do RS é uma realização dos Fóruns de Economia Solidária: Gaúcho, Metropolitano, Vale dos Sinos, Caxias, Flores da Cunha, Passo Fundo; e de entidades de representação dos empreendimentos: Unisol RS e Fetraf RS. Conta com apoio e fomento da Rede ITCPs RS, da Avesol e Cáritas RS e apoio da Prefeitura de Porto Alegre.

O que é Economia Solidária

Economia Popular Solidária é um conjunto de práticas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito organizadas sob a forma de autogestão. Geralmente, formam redes de cooperação, que busca ordenar a produção, consumo e distribuição de bens e valores centrada no coletivo social e não no capital. É um modelo de geração de renda que busca o desenvolvimento de seus participantes de forma sustentável, promovendo o cuidado com o meio ambiente.

Serviço da Feira

Quando: De 7 a 12 de dezembro de 2020

Onde: Largo Jornalista Glênio Peres – Centro Histórico Porto Alegre

Horário: Das 9h às 18h.

Edição: Marcelo Ferreira